FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Leite: Comissão Europeia anuncia medidas de emergência de apoio ao mercado

leiteA CE anunciou no dia 28 de agosto que irá abrir programas de ajuda à produção de leite e alguns derivados com o objetivo de ajudar a aliviar o impacto das restrições russas aos produtos da UE e limitar os efeitos negativos no mercado interno.

“Os preços de referência no mercado do leite mostram que o veto russo está a começar a atingir o setor. Num largo número de Estados Membros os ganhos de exportação estão a ser perdidos e novos mercados precisam de ser encontrados. O mercado do leite europeu precisa de tempo e de ajuda para se adaptar, por isso, anuncio que serão tomadas medidas de apoio, centradas nos produtos derivados do leite, como o leite em pó, manteiga e queijos. Se necessário, serão tomadas medidas adicionais.” afirmou Dacian Ciolos, Comissário para o Desenvolvimento Rural e da Agricultura da UE.

As exportações no mercado lácteo da UE para a Rússia no ano passado foram de 2.3 mil milhões de euros, com parte considerável na forma de queijo: mil milhões de euros. Outras exportações significativas foram a venda de leite para preparados de comida: 470 milhões de euros; Manteiga: 140M e produtos frescos: 100M.

Ler notícia aqui (em inglês).