FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Laticínios: Tetra Pak lança unidade de estandardização para a indústria

Uma nova versão da Unidade de Estandardização da Tetra Pak® conseguiu elevar a precisão do tratamento a um novo nível, ajudando os produtores de laticínios a criar produtos com um teor de gordura otimizado e economias significativas.

Para obter uma produção de leite com uma percentagem específica de gordura, um passo importante no processo de produção é separar a gordura do leite. Esta volta a ser adicionada posteriormente, de acordo com as especificações requeridas, através de um processo conhecido por «estandardização».

Desenhada para estandardização automática em linha, a nova unidade permite aos fabricantes reduzir a variante designada por «perda de gordura» dos anteriores +/- 0.020% para +/- 0.015%.

Esta unidade de estandardização melhorada já alcançou grande sucesso no setor com a cooperativa internacional de laticínios, Arla Foods, nas suas instalações em Palmers Green, Londres, Reino Unido.

Num mercado altamente competitivo como o mercado de laticínios, um processo de estandardização eficiente da gordura do leite é algo fundamental.

Christian Odgaard, Regional Project Manager da Arla Foods, refere: «para nós, o verdadeiro negócio está na nata. A perda de nata no processo é algo a evitar. Ficámos rapidamente impressionados com a fiabilidade e precisão da Unidade de Estandardização da Tetra Pak desde a sua instalação em outubro passado. O elevado nível de precisão é algo evidente, e uma grande quantidade de nata está a regressar ao nosso tanque».

A nova Unidade de Estandardização da Tetra Pak já está disponível para os clientes em todo o mundo. A unidade tem capacidade para processar uma ampla variedade de produtos lácteos desde o leite branco, leite para produção de queijo, leite em pó, leite enriquecido e leite aromatizado, com uma capacidade de processamento de até 75.000 litros/hora.