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Revista TecnoAlimentar

Lançados convites à apresentação de propostas para promover os produtos agroalimentares europeus

A Comissão Europeia lançou ontem os convites à apresentação de propostas de 2022 para programas europeus de promoção agroalimentar, na UE e no estrangeiro. À semelhança de 2021, este ano coloca um foco especial na promoção de produtos e métodos que apoiam mais diretamente os objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Isso inclui a promoção de produtos biológicos, frutas e legumes e agricultura sustentável.

185,9 milhões de euros são atribuídos à promoção de produtos agroalimentares da UE dentro e fora da UE. Do orçamento total, 176,4 milhões de euros destinam-se ao cofinanciamento de programas de promoção a selecionar a partir das propostas que respondem aos convites publicados. O restante financiamento apoiará as iniciativas da UE nesse domínio.

A política de promoção cofinanciará campanhas em consonância com as ambições do Pacto Ecológico Europeu, apoiando os objetivos da estratégia "Farm to Fork", o plano de ação biológico da UE e a comunicação sobre a iniciativa de cidadania europeia «Acabar com a idade da gaiola». Por exemplo, para aumentar a coerência com o objetivo da estratégia "Farm to Fork" de aumentar o consumo sustentável, o material de promoção visual de todas as campanhas na UE destinadas aos consumidores terá de consultar as Diretrizes Dietéticas Baseadas em Alimentos do país da UE visado.

As campanhas devem também destacar os elevados padrões de segurança e qualidade, bem como a diversidade e os aspetos tradicionais dos produtos agroalimentares da UE, incluindo os regimes de qualidade da UE.

Finalmente, para campanhas no exterior, as prioridades são definidas em mercados com alto potencial de crescimento, como Japão, Coreia do Sul ou Canadá. Espera-se que as campanhas aumentem o consumo e a competitividade dos produtos agroalimentares da UE, aumentando o seu perfil e aumentando o seu mercado no país visado.

Uma vasta gama de organismos, como organizações comerciais, organizações de produtores e grupos agroalimentares responsáveis ​​por atividades de promoção, podem candidatar-se a financiamento e apresentar as suas propostas. Os projetos serão avaliados, em particular, no que diz respeito à sustentabilidade dos critérios de produção e consumo, em consonância com os objetivos climáticos, ambientais e de bem-estar animal da PAC, bem como com a estratégia Farm to Fork.

As propostas devem ser submetidas até 21 de abril de 2022 às 17:00 CET (Bruxelas) através do portal dedicado. A Comissão avaliará as propostas e anunciará os beneficiários no outono. A Agência Europeia de Execução para a Investigação (REA) disponibiliza uma série de ferramentas para ajudar os candidatos a apresentarem as suas propostas com sucesso.

Nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2022, a REA realizará um dia informativo. O primeiro dia será dedicado a aspectos políticos, como a revisão contínua da política de promoção, bem como as prioridades para os convites à apresentação de propostas de 2022. O segundo dia passará pelo desenvolvimento de campanhas de sucesso e incluirá sessões de matchmaking entre potenciais parceiros do projeto.

Fonte: Ag-Press.eu