FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular da ASAE

O Laboratório de Microbiologia da ASAE (LM), integrado no Departamento de Riscos Alimentares e Laboratórios,  tem como atividade realizar ensaios laboratoriais, desenvolver e inovar a sua ação na área das análises por técnicas de Microbiologia Clássica e por técnicas de Biologia Molecular e gerir o Sistema de Gestão de Qualidade, para garantir a satisfação das necessidades do seu cliente interno e externo.

ASAE

No que respeita à área da Microbiologia, o LM tem acreditados os métodos de ensaio com relevância neste âmbito, onde se incluem os parâmetros microbiológicos previstos no Regulamento (CE) Nº 2073/2005 da Comissão (critérios microbiológicos aplicáveis aos géneros alimentícios), sendo que, a deteção de Escherichia coli produtora de toxina Shiga (STEC) aguarda acreditação.

O LM, desde 2012, implementou e acreditou metodologias de Biologia Molecular, para a deteção por PCR em tempo real (Polimerase Chain Reaction) de Salmonella spp., Listeria monocytogenes e Cronobacter spp. Em 2014, o LM alargou a sua atividade a um âmbito distinto - a Autenticidade Alimentar. Foram assim implementadas a deteção e quantificação das espécies cavalo, vaca, porco, galinha, peru, pato, ovelha e cabra por PCR em tempo real em géneros alimentícios.

Desde 2015, a conceção da acreditação flexível de âmbito global dos ensaios de deteção de organismos por PCR em tempo real, inclui os parâmetros microbiológicos já mencionados, e 8 novas deteções de espécies animais em géneros alimentícios o que reflete uma mudança de paradigma do Laboratório de Microbiologia da ASAE. Assim, o LM passa a centrar a sua atividade em técnicas de Biologia Molecular, permitindo, no futuro, a inclusão de novas determinações, baseadas na amplificação de ADN.

Nesta ampla acreditação de âmbito flexível, poderá ser contemplado um vasto conjunto de determinações analíticas, realizadas pela técnica de PCR em tempo real, numa constante perspetiva de evolução e atualização técnica e científica.

Atualmente, o Laboratório de Microbiologia da ASAE é o único laboratório de controlo oficial com métodos acreditados no âmbito da Autenticidade Alimentar.