FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

João Castanheira é o novo Diretor de Vendas da Nestlé Portugal

João Castanheira é o novo Diretor de Vendas Retalho da Nestlé Portugal. Com uma larga experiência em Marketing e Vendas em Portugal e na Zona Europa, João Castanheira possui fortes competências de liderança, nomeadamente visão estratégica, resiliência, energia, proximidade e abertura, reunindo todas as condições para assumir este novo desafio no Grupo.

“Estou muito contente por poder assumir estas novas funções como responsável de Vendas no Canal Retalho do Grupo Nestlé em Portugal.  É uma oportunidade fantástica de assumir responsabilidades transversais a todos os negócios da Nestlé em Portugal e de liderar uma equipa única de mais de uma centena de colegas altamente dedicados, profissionais e com um foco muito grande na criação de parcerias sustentáveis e duradouras com os nossos parceiros de retalho. É, ao mesmo tempo, uma experiência pessoal única que me permitirá continuar a crescer e a desenvolver-me profissionalmente também.” afirmou João Castanheira.

A Nestlé reforça a sua confiança em João Castanheira, demonstrando as enormes possibilidades que um país como Portugal e uma empresa como a Nestlé podem oferecer para a construção de uma carreira que seja ao mesmo tempo variada, desafiante e recompensadora pessoal e profissionalmente.

João Castanheira iniciou a sua carreira na Nestlé Portugal em 2001, no negócio de Nutrição Infantil, antes de integrar a equipa de Purina em 2002 logo após a aquisição desta marca pelo Grupo Nestlé.

Passou os últimos 20 anos na categoria de PetCare onde desempenhou diferentes funções de acrescida responsabilidade na área do marketing, nos canais especializado e retalho. Em 2009, João Castanheira iniciou uma expatriação no Reino Unido, liderando numa primeira fase a equipa de Marketing de “Dog & Snacks”, tendo posteriormente expandido a sua experiência comercial através de diferentes funções na área de vendas, tendo sido nomeado ao comité executivo da Purina Northern Region em 2015 como “Specialist and e-Commerce Sales Director”.

Em abril de 2017, regressa a Portugal para assumir funções como Diretor do negócio em Portugal onde teve um forte impacto no mercado de PetCare tendo acelerado o crescimento da marca líder em Portugal com um ganho de quota de mercado superior a 6% e atingindo um crescimento de vendas superior a 70% nos últimos 5 anos. Neste período foi também responsável pela alteração do modelo de negócio no Canal Especializado e transformação digital da empresa que é hoje reconhecida com uma “joia” dentro do grupo Nestlé.

João Castanheira, 43 anos, é casado, tem 2 filhos e uma cadela de raça Labrador Retriever. Nas horas vagas é habitual vê-lo a passear ou pedalar pela natureza ou no estádio do seu clube de eleição a apoiar a equipa.