FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Jerónimo Martins investe cerca de 40 milhões de euros em fábrica de leite em Portalegre

leiteA Jerónimo Martins vai investir cerca de 40 milhões de euros na construção de uma fábrica, em Portalegre, destinada à transformação de leite, prevendo a sua abertura para o primeiro trimestre de 2017. O presidente da Jerónimo Martins Agroalimentar, António Serrano, explicou ontem à agência Lusa que a fábrica vai criar “cerca de 40 postos de trabalho diretos”, estando previsto que os indiretos sejam em “número superior”.

A fábrica vai ficar instalada na zona industrial de Portalegre, devendo as obras arrancar após um processo negocial que está a decorrer com o município e com a cooperativa Serraleite, empresa que também se dedica à produção de leite. A cooperativa Serraleite, com sede em Portalegre, também é “parceira” da Jerónimo Martins Agroalimentar neste novo projeto. “As obras irão começar assim que estiverem finalizados todos os procedimentos necessários à instalação da unidade de produção, nomeadamente a conclusão das negociações com o município e com a cooperativa Serraleite”, disse.

De acordo com António Serrano, a cooperativa Serraleite, que conta nos seus quadros com 70 funcionários, “assegurará o abastecimento da nova fábrica” ao nível da matéria-prima. “O escoamento da produção leiteira dos atuais associados da cooperativa estará assegurado e haverá, certamente, espaço para outros produtores se associarem à cooperativa. Para além disto, a Serraleite terá uma participação no capital da nova unidade”, acrescentou.

O presidente da Jerónimo Martins Agroalimentar explicou, ainda, que o grupo optou por realizar este investimento em Portalegre “na sequência da relação de parceria de negócio” que mantêm desde há cinco anos com a cooperativa Serraleite. “Por outro lado, acreditamos que no interior de Portugal existem várias oportunidades que devem ser analisadas, até porque a qualidade da rede viária facilita muito o transporte”, observou.

Contactada pela Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, congratulou-se com o investimento, sublinhando que acompanha “há vários meses” todo este processo. “Este investimento vai trazer postos de trabalho e vai fazer a diferença na criação de valores nesta região, ao nível socioeconómico”, disse. “Esta fábrica vai arrastar outros investimentos. Nós temos a certeza disso, pois temos sido contactados, embora de forma informal, por outras empresas que questionam se este investimento da Jerónimo Martins vai avançar”, acrescentou.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Armando Varela, também se mostrou “bastante satisfeito” com a concretização do projeto, sublinhando que, “a médio prazo”, poderá surgir na região um “cluster” da indústria dos laticínios.

Ler aqui.