FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ISA assume Presidência do EUROAGRI

EuroAgri3O Instituto Superior de Agronomia (ISA) assumiu no dia 1 de setembro, em conjunto com a PortugalFoods, a presidência do EUROAGRI – A Rede estratégica dedicada ao setor agroalimentar do Programa EUREKA.

Estas duas entidades serão, assim, durante o mandato português de 1 de setembro de 2014 a 31 de agosto de 2015, responsáveis pela criação de uma estratégia de dinamização de projetos de I&D orientados para o mercado, sendo o Eng. João Santos Silva, do Gabinete de Projetos do ISA, o novo chairman do EUROAGRI.

Com efeito, o objetivo do EUREKA é promover parcerias europeias para a inovação no setor agroalimentar já tendo sido desenvolvidos, nesse âmbito, vários produtos que contaram com a participação portuguesa, os quais são hoje de utilização comum como, por exemplo, as saladas prontas a comer ou as maçãs fatiadas e prontas a comer, bem como efetuadas melhorias no processo alimentar, como a redução substancial de químicos no armazenamento de arroz.

A escolha de Portugal e destas entidades para a Presidência teve em consideração o histórico de interação científica com a América Latina e a proximidade com mercados em crescimento, como o dos países lusófonos.

O EUREKA é uma iniciativa intergovernamental de apoio à inovação europeia que data de 1985, sendo Portugal um dos países fundadores. Este programa conta atualmente com 43 países europeus, a Comissão Europeia e 3 países associados (África do Sul, Canadá e Coreia do Sul).

Com Portugal na presidência o EUREKA espera, deste modo, reforçar a articulação com as Plataformas Tecnológicas Europeias (ETPs), o Instituto Europeu de Tecnologias (EIT) e a ERRIN- Rede de Regiões Europeias com Ciência e Inovação, nos esforços conjuntos para a promoção da competitividade Europeia nas áreas agroalimentares.
Para saber mais sobre o EUREKA e o EUROAGRI consulte http://www.eurekanetwork.org/project/-/id/9159

Ler aqui.