FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

IPVC assina protocolo com Turismo de Portugal e apresenta licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias

A nova licenciatura do Instituto Politécnico de Viana do Castelo será lecionada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. A sessão de apresentação acontece esta quarta-feira, com a presença do presidente do IPVC e a administradora do Turismo de Portugal.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre, já no próximo ano letivo, a única licenciatura a norte do país sobre Gastronomia. O curso em Gastronomia e Artes Culinárias vai funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A apresentação desta nova licenciatura, a segunda em todo o país dedicada à temática da Gastronomia, acontece esta quarta-feira, nos Serviços Centrais do Politécnico do Viana do Castelo.

A sessão pública de apresentação da nova licenciatura do IPVC irá contar com intervenções do presidente do Politécnico, Carlos Rodrigues, e da administradora do Turismo de Portugal, Catarina Paiva, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Turismo de Portugal.

Do programa para 26 de julho consta, também, uma mesa-redonda sobre “Sabores e saberes que estimulam a economia local”, com os chefs António Loureiro e Luís Lavrador, acompanhados por Graciela Macedo, vianense que participou no Marterchef Portugal 2022.

IPVC conta já com CTeSP em Turismo da Gastronomia e Vinhos e abre, também no próximo ano letivo, mestrado em Turismo e Inovação.

Coordenada pelo docente Carlos Fernandes, a nova licenciatura vem completar uma formação diversificada e abrangente no que respeita às áreas da gastronomia, culinária, turismo, cultura e vinhos. Refira-se que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo conta já com um CTeSP em Turismo da Gastronomia e Vinhos e vai abrir também no ano letivo 2023/24 o mestrado em Turismo e Inovação, respondendo, desta forma, às mais recentes ambições e necessidades formativas da região. O Politécnico de Viana do Castelo define-se, desta forma, como uma Instituição de Ensino Superior atenta e com uma oferta formativa diversificada, inovadora, profissionalizante e permanentemente ajustada às pessoas, aos seus ofícios e ao desenvolvimento da comunidade.

A nova licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias está orientada para que os novos estudantes adquiram competências para operacionalizar e comercializar produtos enogastronómicos, face aos recursos endógenos dos territórios, numa lógica de promoção, salvaguarda e valorização da cultura, da história e das tradições gastronómicas da região e do país, com vista à preservação da identidade regional e nacional.

O curso em Gastronomia e Artes Culinárias assume-se como uma licenciatura que extravasa os muros da culinária, entrando nos campos da história, evolução da comida ao longo dos tempos, tendências e influências. 

Formados em Gastronomia e Artes Culinárias, os novos profissionais ficarão capacitados para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente cozinha, serviço em ambientes gastronómicos, crítico ou organizador de eventos gastronómicos, mas também consultoria de gestão e consultoria de inovação e comunicação em gastronomia e capacidade de desempenho de funções no setor do turismo gastronómico.