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Revista TecnoAlimentar

Interroll e Teknokom criam um sistema de fluxo de materiais totalmente automatizado e de monitorização remota para o Grupo Karaca na Turquia

A Interroll e a Teknokom, empresa integradora de sistemas inovadores para soluções completas de automação de armazéns, estabeleceram um sistema de picking de encomendas automatizado para a Cookplus em Istambul, Turquia.

Interrol l Teknokom

Publireportagem

Os elementos essenciais da nova solução de fluxo de materiais são as unidades RollerDrive EC 5000, as placas MultiControl e a Plataforma de Transporte Modular (Modular Conveyor Platform - MCP) da Interroll. O sistema combina funcionalidades avançadas como o controlo do transporte, a impressão automática de faturas e a medição dinâmica do volume, com aplicação de etiquetas na carga e monitorização em tempo real.

O sistema automatizado de picking de encomendas, entregue e instalado pela Teknokom, é uma parte essencial do moderno centro de distribuição com 6000 metros quadrados da Cookplus em Hadimköy, perto de Istambul, que serve clientes em toda a Turquia. A Cookplus é a marca de comércio eletrónico do Grupo Karaca, líder no mercado de artigos de mesa e cozinha e de têxteis domésticos, que conta com 2700 revendedores e lojas em 27 países.

Os transportadores de acumulação de pressão zero usados nesta solução de fluxo de materiais têm mais de 220 metros de comprimento que interligam diversas estações de picking às áreas de embalamento e expedição localizadas em dois pisos das instalações. O transporte eficiente e extremamente económico em termos energéticos de tabuleiros e embalagens postais é garantido por cerca de 190 unidades RollerDrive EC 5000 controladas por 60 placas MultiControl da Interroll ligadas a um controlador lógico programável (PLC) e a um sistema de gestão de armazém.

«Com a nossa nova solução, ao evitarmos uma série de processos internos manuais complexos, aumentámos significativamente o desempenho e a capacidade do nosso centro de distribuição e despacho. Aumentar a nossa eficiência era tão importante para nós quanto aumentar ainda mais a satisfação dos clientes através de entregas muito rápidas e fiáveis», afirma Ertugrul Celebi, diretor de operações (COO) do departamento de Logística e Cadeia de Fornecimento da Karaca A.S.

O avançado sistema de transporte é inteiramente controlado por software desenvolvido pela Teknokom, membro de longa data do programa Rolling On Interroll, a rede internacional de parceiros da Interroll. As aplicações de software usam os dados recolhidos pelas placas MultiControl da Interroll para efeitos de controlo e monitorização. Um exemplo disso é uma funcionalidade de controlo do transporte inteligente que permite evitar estações de picking ou um piso inteiro, caso não seja necessária qualquer ação por parte dos operadores.

Adicionalmente, no fim da operação de picking, antes do embalamento, uma impressora coloca automaticamente a respetiva fatura em todas as encomendas. No momento da entrada na área de expedição, um aplicador de etiquetas cola automaticamente em cada encomenda uma etiqueta com código de barras para a transportadora; esta etiqueta contém todas as informações necessárias, incluindo o destino, o volume e uma lista do conteúdo. 

«Para responder às necessidades exigentes do nosso cliente, recorremos à nossa cooperação de longa data com a Interroll e integrámos harmoniosamente diferentes tecnologias de ponta neste sistema de fluxo de materiais automatizado. Todo o projeto foi cuidadosa e globalmente executado, do planeamento e instalação à manutenção e assistência. Por exemplo, agora o nosso cliente consegue monitorizar o funcionamento do seu sistema em tempo real através de uma aplicação online — quando e onde quiser», declara Mustafa Hisim, diretor-geral adjunto da Teknokom A.S.

A aplicação de software da Teknokom permite a monitorização de todo o processo de fluxo de materiais para efeitos de manutenção e assistência através de uma interface intuitiva que oferece funcionalidades de controlo e de elaboração de relatórios. Por exemplo, é possível visualizar as localizações dos tabuleiros, o estado real das encomendas e os itens alvo de picking de cada tabuleiro em ambos os pisos. Além disso, os diretores de operações podem receber relatórios em tempo real ou referentes a determinados períodos sobre a capacidade de despacho de encomendas, congestionamentos nas estações de picking, relatórios de erros e informações detalhadas sobre o desempenho.