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Revista TecnoAlimentar

Indústria de Gelados Norte-Americana procura novos mercados para evitar recessão

A consultora de estudos de mercado Mintel publicou um estudo (ice cream insights and consumer perceptions: 3 trends impacting the US market), indicando que o mercado global de gelados aumentou a nível global o seu volume de vendas cerca de 4%. Um crescimento que se sustentou essencialmente nos mercados emergentes (por exemplo, na China as vendas aumentaram 8% e na Rússia 7%). Porém, nos países mais desenvolvidos, registou-se uma estagnação ou até mesmo recessão, como nos E.U.A.

O mesmo artigo explica as três tendências emergentes que irão marcar o consumo deste tipo de produtos nos E.U.A.

Novos nichos de mercado

– o mercado nunca foi tão competitivo e está muito fragmentado.

– as empresas apostam no lançamento de gelados artesanais

– a inovação no setor estimula a abastecimento com produtores locais

– as empresas apostam na diferenciação de marca e dos pontos de venda, utilizando para isso as embalagens como elementos diferenciadores. Provavelmente, isto deve-se à preferência que o consumidor mostrou nos últimos anos pelos gelados em copo em detrimento da bolacha em cone.

Consciência do Consumidor relativamente à sua saúde

– o consumidor norte-americano compra menos gelados porque está mais preocupado com a saúde, comparando os gelados a doces pouco sãos e com um preço elevado. As empresas do setor reagem de duas formas diferentes: com um aumento significativo no desenvolvimento de produtos “sem”: “livre de transgénicos” (35%), “livre de hormonas” (25%), “sem aditivos nem conservantes” (20%) ou “baixo em calorias” (20%); introduzindo melhorias e novas opções percecionadas pelo consumidor como mais saudáveis, como o iogurte grego; novos ingredientes de origem vegetal, como legumes, aveia, soja, e gelados sem produtos lácteos; incorporação de novas opções relativamente à quantidade, oferecendo doses mais reduzidas.

Novos sabores e formatos

A maior condicionante para a tomada de decisão na compra de gelados é o sabor, que tem um peso de cerca de 70% para o consumidor norte americano, isto significa que as inovações relativamente ao sabor são de extrema importância para as empresas. Ganham relevo as combinações doce-salgado ou aquelas que pretendem conquistar o paladar dos adultos, com registos mais amargos como: frutas e legumes, sabores de queijos ou de algumas bebidas alcoólicas.

Resumindo, o setor dos gelados norte-americano fundamenta a recuperação na adaptação às exigências do consumidor para a elaboração de novos produtos, inovando no sabor e apoiando-se em pequenas e médias empresas como motores para essa mesma inovação.

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