Iberia Retail Show: a revolução e o futuro do retalho em destaque

Está oficialmente lançada a primeira edição do Iberia Retail Show.

iberia retail show

Com a parceria da Câmara Municipal do Porto, nos dias 11,12 e 13 de Abril, grandes nomes internacionais do retalho apresentam-se, bem como as principais marcas de serviços e tecnologia no setor.

Três dias, um local privilegiado (Alfândega do Porto) e uma missão arrojada: apresentar aos decisores que operam no retalho, os próximos passos do setor, as lojas do futuro e as soluções tecnológicas e de exposição que pretendem ser novidade para 2019.

Esta será a proposta de valor da primeira edição do Iberia Retail Show, um evento que convida a todos os profissionais do retalho, como lojistas, diretores de compras, marketing e outros cargos de gestão.

O evento tem o patrocínio principal das marcas Sonae Arauco, dreamMedia, Appirio e HMY Group, importantes empresas do setor, que apostaram neste modelo para trazer à discussão temas de grande importância para o futuro do retalho em Portugal.

O Palco Sonae Arauco trará nomes influentes dentro de marcas como IKEA, FARFETCH, SONAE MC, LG Eletronics, MICHAEL PAGE, com temas escolhidos de forma criteriosa, como por exemplo “As lojas do futuro”, “A gestão de produto na era da transformação digital” ou “O poder do marketing digital ao serviço do retalho”.

Por outro lado, serão levantadas discussões acerca da aposta em centros comerciais versus o comércio tradicional de rua, e que futuro para ambos os lados. Malcolm Haylett (Ikea), José António Rousseau (Oki Europe), Filipa Fernandes (Expansion Labs), Pedro Lago (Sonae MC) e Ricardo Monteiro (Mercadão) são alguns dos oradores a marcar presença no evento.

Nas palavras do fundador do evento, Bruno Moreira, CEO da Modal Creativity, agência sediada na cidade do Porto que assume a organização do Iberia Retail Show, «o objetivo é claro: trazer à cidade do Porto um encontro com alcance Ibérico, onde as melhores marcas debatem como se destacar no segmento Loja, seja física ou digital. Ao mesmo tempo, players de maior ou menor dimensão podem aproveitar uma oportunidade única para recolher insights para o seu negócio. Quer do ponto de vista do conhecimento, com conferências de grande potencial, quer soluções técnicas e criativas para os seus espaços, com a exposição».

Aliado a conferências de topo, uma exposição com grandes marcas do setor

Uma vez que o Iberia Retail Show é um evento destinado a profissionais do setor, as principais marcas de serviços, design, equipamento e tecnologia para o retalho irão apresentar-se aos visitantes, para uma mostra das principais inovações.

Serão mais de 1.600 metros quadrados destinados à exposição, com destaque para marcas como Appirio – consultora americana de TI, dreamMedia – líder em serviços de publicidade outdoor em Portugal – a SIBS, que detém marcas como a Multibanco e MbWay, o Grupo HMY – líder no mercado do mobiliário e equipamento comercial, a Fricon - especialista no fabrico de equipamentos de refrigeração, conservação e congelação, a Bosch Security Systems – marca de renome mundial na área da segurança e soluções tecnológicas de comunicação, a Cidi Ibérica - fabricante de suportes de comunicação para eventos, retalho, decoração ou a Oki Europe – fabricante de dispositivos de impressão únicos e premiados.

Instituições como a Associação Comercial de Braga, do Porto, o TECMAIA ou a Associação das Empresas Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (AETICE) também irão marcar presença, trazendo marcas que têm vindo a destacar-se no fornecimento de serviços específicos ao retalho, como a IfthenPay, empresa de referências multibanco e pagamentos online.

O evento abre portas pela primeira vez às 09h30 do dia 11 de Abril, na Alfândega do Porto – sala nascente. Nos três dias de funcionamento propõe-se a marcar a agenda do setor, com conferências e exposições. Um universo de mais de uma centena de empresas envolvidas, com a missão de reunir o retalho, e apresentar soluções para o futuro deste setor. As conferências decorrem durante todo o dia, tal como a Exposição. As portas encerram sempre pelas 18h30.

Saiba mais aqui.

O retalho em Portugal

O retalho tem apresentado, ao longo dos últimos 10 anos, números positivos de crescimento, sendo que já em 2019 regista cerca de 3,4% (Meios e Publicidade).

Segundo o estudo MarketBeat da Cushman & Wakefield, entre 2015 e 2017 foram transacionados mais de 1.600 espaços de retalho em Portugal, mais de metade em centros comerciais. Aliás, Portugal encontra-se entre os países da Europa com maior densidade de centros comerciais, com mais de 120 espalhados de norte a sul.

No mesmo sentido, os Outlets e os Retail Parks têm tendência para crescer, ainda que tenham, ao dia de hoje, menos expressão comparativamente ao resto da Europa.

Por outro lado, o comércio de rua apresenta-se com ritmos diferentes entre as zonas metropolitanas de Lisboa e Porto, e as zonas do interior do país. Em todos estes eixos, existe um denominador comum: a revolução tecnológica, a transformação digital e a urgência na atualização e inovação das empresas do setor.