FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

HPP Research Awards reconhece investigadores na área do processamento por alta pressão para alimentos

A Hiperbaric lança-se na procura de talentos em investigação científica. A empresa líder mundial em tecnologia de alta pressão anuncia o HPP Research Awards, um concurso que visa reconhecer o trabalho de jovens investigadores na área do processamento por alta pressão (HPP). A primeira edição deste concurso irá realizar-se durante a segunda edição da HPP Innovation Week, o evento de referência em HPP para a indústria alimentar, que decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de junho.

Estes prémios visam distinguir os melhores trabalhos de investigação que envolvam a tecnologia HPP em diferentes áreas: Nutrição Animal e Humana; Segurança Alimentar e Aumento de Vida Útil; e Sustentabilidade e Novos Produtos. O concurso está aberto a estudantes do ensino superior, investigadores de pós-doutoramento, e jovens profissionais (com conclusão de estudos entre 2018 e 2022) que tenham publicado a sua investigação. O valor económico total destes prémios ultrapassa os 3.000 euros

A Hiperbaric procura contribuir ativamente para a divulgação dos mais recentes avanços científicos na área da tecnologia HPP. Andrés Hernando, CEO da Hiperbaric, indica que o HPP Research Awards proporcionará à indústria alimentar um conhecimento valioso que permitirá a adoção desta tecnologia para o desenvolvimento de alimentos mais seguros e nutritivos.

Para concorrer, os trabalhos devem ser entregues online até 17 de maio. A divulgação dos trabalhos finalistas e a entrega de prémios terá lugar durante a segunda edição da HPP Innovation Week. As condições deste concurso podem ser consultadas em aqui.

Segunda edição da HPP Innovation Week com foco em Sustentabilidade

A HPP Innovation Week é um evento online sobre o processamento de alimentos por alta pressão (HPP). A segunda edição deste evento será realizada de 21 a 23 de junho, e servirá para demonstrar o impacto desta tecnologia na segurança e qualidade de vários alimentos e bebidas. Será um fórum para a disseminação desta tecnologia e promoção da inovação na indústria alimentar, que permitirá a criação de redes e colaboração entre especialistas.

O programa de três dias da HPP Innovation Week vai focar-se em diferentes temas relacionados com a tecnologia HPP, como o valor nutricional e qualidade sensorial dos produtos, aumento da segurança alimentar e vida útil, bem como nas vantagens em sustentabilidade proporcionadas pela tecnologia, como a economia circular e a redução do desperdício alimentar. Também serão apresentados os novos projetos da Hiperbaric que visam reduzir a pegada de carbono da empresa. 

A segunda edição da HPP Innovation Week irá contar com mais de 20 apresentações, incluindo mesas redondas, apresentações individuais, entrevistas exclusivas, chats ao vivo com especialistas nesta tecnologia, e demonstrações nas plantas piloto que a Hiperbaric tem nas suas instalações, tanto em Espanha como nos Estados Unidos. O evento irá reunir fabricantes, fornecedores, utilizadores, líderes académicos e órgãos reguladores da tecnologia HPP. A primeira edição deste evento online reuniu 2.000 participantes de 60 países.

As inscrições para a HPP Innovation Week são gratuitas e todo o conteúdo estará disponível para os inscritos. As inscrições podem ser feitas em aqui.

Processamento por alta pressão, garantia de segurança e alimentos sem aditivos

A tecnologia HPP utiliza água fria ou à temperatura ambiente (4-25 °C) para gerar níveis de pressão de 3.000-6.000 bar. Sem usar calor, esta tecnologia permite eliminar ou reduzir drasticamente o uso de conservantes químicos, o que facilita a criação de alimentos sem aditivos e sem alterar as suas características nutricionais e sensoriais. Consequentemente, os consumidores percecionam os produtos HPP como naturais e de qualidade premium. Adicionalmente, a tecnologia HPP ajuda produtores a garantir a segurança alimentar e a aumentar a vida útil sem sacrificar a qualidade do produto.