FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Hinojosa adere ao Pacto Global da ONU

O Hinojosa Packaging Group, líder em soluções sustentáveis de packaging no sul da Europa, juntou-se ao Pacto Mundial das Nações Unidas (ONU) como parte do seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O grupo, que adquiriu a empresa portuguesa Graphicsleader no início de 2020, junta-se assim à maior iniciativa de responsabilidade social corporativa a nível mundial, que reúne atualmente mais de 20.000 entidades em mais de 160 países e conta com 70 redes locais.

Isto significa que o Grupo Hinojosa se compromete a alinhar as suas operações com Dez Princípios universalmente aceites nas áreas de Direitos Humanos, normas laborais, meio ambiente e boas práticas de gestão. Até agora, o grupo tem estado a alinhar voluntariamente o seu crescimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atividade que se inclui na publicação anual do relatório de sustentabilidade. Nele mostra-se o compromisso com o meio ambiente, incluindo avanços para minimizar a pegada de carbono, garantir a gestão sustentável em todo o ciclo de vida dos produtos e acrescentar valor ao negócio e à sociedade.

Adesões ao programa do Pacto Mundial

De todos os programas para empresas incluídos no Pacto Mundial, o Grupo Hinojosa aderiu imediatamente a dois.

Um deles, o “Climate Ambition Accelerator”, é um curso de aceleração de seis meses que permite às empresas participantes avançarem na definição de objetivos de emissões com base na ciência (Science Based Targets, ou SBTi) na transição para a neutralidade carbónica até 2050, alinhando-se assim com o Acordo de Paris.

Por outro lado, o Grupo Hinojosa também foi incluído no novo programa-piloto de participação voluntária “Early Adopters”, em que as empresas aplicarão a nova metodologia de Comunicação de Progresso (CoP). No novo formato, a comunicação dos desenvolvimentos sobre os Dez Princípios e os ODS será realizada através de um formulário padrão, numa plataforma digital, com um período de publicação único, fixado entre 1 de fevereiro e 31 de maio de cada ano. Esta modalidade será obrigatória para todas as empresas do Pacto Mundial a partir de 2023.

Compromisso com a sustentabilidade

Em linha com uma aposta clara na economia circular, a Hinojosa zela pela origem sustentável das suas matérias-primas e pela gestão responsável dos recursos em toda a cadeia de produção. Um dos grandes indicadores disto é a valorização de resíduos, que, durante 2021, atingiu 95,6%, um aumento de 6,2% em relação ao último número de valorização apresentado. Deste modo, 98,9% das matérias-primas que o grupo utiliza são de fontes renováveis e 87,7% de origem reciclada; também reaproveita 100% dos resíduos gerados na fabricação de embalagens.

A grande maioria das embalagens alimentares atuais são fabricadas com plástico de origem fóssil. Em resposta à crescente procura dos consumidores por alternativas mais respeitadoras do ambiente, a Hinojosa desenvolveu uma linha inovadora em embalagens primárias, a 360 Green Packaging, fabricada com materiais renováveis.

Em 2020, o Grupo Hinojosa definiu no seu plano estratégico reduzir a pegada de carbono em 30% para 2023. Até à data, a companhia conseguiu reduzi-la para 26,1% através de diversas iniciativas.