FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Grupo Montiqueijo é distinguido com prémio de sustentabilidade ambiental pela APEE

O Grupo Montiqueijo recebe o prémio de “Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE).

O Grupo Montiqueijo assumiu, desde sempre, um posicionamento que visa a redução de impactes ambientais na sua atividade. Recentemente implementou na sua unidade de produção de leite – empresa Agroleite - um sistema de tratamento de efluentes que permite reciclar a água utilizada nas lavagens dos parques animais e que desta forma, reutiliza e reduz não só os recursos hídricos utilizados como também reutiliza o estrume dos animais, que é utilizado como fonte de riqueza orgânica na fertilização dos seus campos de cultivo. É igualmente feito um reaproveitamento do excedente de soro (resultante da unidade de produção de queijos - Montiqueijo) como integrante proteíco na ração dos animais. Este modus operandi de encomia circular do Grupo Montiqueijo conduz atualmente a uma reciclagem de 60% dos resíduos produzidos pelas duas empresas do grupo.

A linha de produção do Grupo Montiqueijo assenta ainda em critérios ligados às boas práticas agrícolas, nascendo o conceito “natural desde a origem”, a naturalidade do produto final – o queijo - começa na implementação de uma agricultura orgânica no cultivo dos cereais que alimentam as vacas e prolonga-se ao longo da cadeia de recolha da matéria prima (o leite) até à fase de fabrico e embalamento dos queijos.

“Este prémio é o reconhecimento do nosso esforço ao longos destes anos. Desde sempre, que procurámos minimizar os impactos da nossa atividade sobre o meio ambiente e por isso, ao longo do tempo vamos encontrando novas formas de melhorar, através da redução dos consumos de recursos hídricos, energéticos, entre outros. A responsabilidade social e a sustentabilidade são os nossos principais pilares e por isso, vão sendo permanentemente implementadas novas metodologias e traçadas novas metas ou objetivos. O grupo Montiqueijo deve ser promotor de boas práticas sociais e de sustentabilidade em todas as suas áreas de atuação. E, o facto de o grupo ter um circuito fechado de produção – fileira completa – que inclui o cultivo dos cereais, o cuidado e produção animal, a recolha de leite, a pasteurização, a produção de queijo e o embalamento do produto, faz com que exista um esforço para promover a sustentabilidade nas várias áreas da nossa atuação”, afirma Tânia Teixeira, Diretora de Marketing do Grupo Montiqueijo.