FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Grupo FUCHS torna-se um fabricante neutro de emissões de CO2 em todo o mundo

As 58 subsidiárias da FUCHS são agora neutras em CO2 desde o início de 2020, levando em consideração o consumo de energia nos processos de produção, administração e pesquisa, bem como as emissões relacionadas a energia das etapas anteriores da cadeia produtiva (viagens de negócios, estadias em hotéis e transferências diárias de funcionários). A geração de resíduos e águas residuais da empresa também é considerada.

Essa nova estratégia de neutralidade está incluída no plano de desenvolvimento sustentável aprovado pela FUCHS em 2010 e com o qual foi possível reduzir em torno de 30% das emissões específicas de CO2 no consumo de energia por tonelada de lubrificante. É um plano de desenvolvimento credenciado, aprovado e controlado de acordo com os padrões de certificação e as 17 metas de desenvolvimento sustentável reconhecidas internacionalmente pelas Nações Unidas. A validação dos resultados dessa estratégia também é verificada por organizações independentes, como a TÜV.

Stefan Fuchs, presidente do Conselho Executivo do grupo empresarial, declarou o seguinte: «Estamos a assumir a responsabilidade pela proteção do clima global (…) dando uma importante contribuição para a consecução dos objetivos acordados no acordo de proteção climática que a ONU ratificou em Paris 2015». Este também observou que «ao selecionar projetos, o nosso foco está nos objetivos de proteção climática que apoiam o desenvolvimento econômico, ecológico e social em regiões com subsidiárias da FUCHS. Desta forma, cumprimos a responsabilidade social corporativa da empresa (...) e o objetivo de limitar o aquecimento global abaixo de dois graus Celsius em comparação aos níveis pré-industriais».

«Os projetos de compensação de CO2 da empresa servem para apoiar e não substituir os esforços que já estão em andamento para reduzir as emissões evitáveis ​​de CO2 em todo o mundo», acrescentou Apu Gosalia, diretor de sustentabilidade e vice-presidente global de inteligência.

O grupo FUCHS procura reduzir gradualmente os seus pagamentos de compensação de carbono e aumentar a sua participação no fornecimento de energia renovável no médio prazo, enquanto continua a investir na melhoria da eficiência energética da sua sede.

A longo prazo, a empresa também pretende vender produtos neutros em carbono aos seus clientes, o que exige que, no futuro, a FUCHS receba de seus fornecedores matérias-primas neutras ou com baixo teor de carbono. Para isso, exercerá sua influência no restante da cadeia de valor, para que os seus fornecedores utilizem produtos mais sustentáveis ​​e inovadores.

A FUCHS, além disso, aderiu à "Aliança para o Desenvolvimento e o Clima" do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) da Alemanha, como promotora oficial. Os membros desta aliança, que combina proteção climática e desenvolvimento sustentável, lutam pela neutralidade climática, evitando, reduzindo e compensando as emissões de CO2.