FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Grupo Ferrero alcança o seu objetivo de obter cacau 100% sustentável

O Grupo Ferrero alcançou o seu objetivo de obter cacau de forma 100% sustentável. A companhia que partilhou os últimos desenvolvimentos dos seus compromissos, continua a somar esforços para garantior a total visibilidade e rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento de um dos seus principais ingredientes. Para além disso, a empresa renovou e ampliou a sua parceria estratégica com a Save the Children, comprometendo-se a um investimento significativo para proteger a infância nas comunidades produtoras de cacau, como a Costa do Marfim.

 cacau

Consecução do objetivo de aquisição sustentável de cacau para 2020

Em 2011, a Ferrero comprometeu-se a adquirir 100% dos seus grãos de cacau de forma sustentável mediante padrões geridos de forma independente antes do final de 2020, para ajudar a melhorar as condições de vida dos agricultores dedicados à produção de cacau e para fomentar práticas sustentáveis. Em 2019, a Ferrero ampliou o alcance deste objetivo de forma a incluir o chocolate adquirido a terceiros. E é com orgulho que agora confirma o cumprimento desse compromisso.

 Na prática, isto significa que a Ferrero adquire cacau sustentável garantido por organismos de certificação líderes e por um conjunto de padrões independentes, como a Rainforest Alliance (UTZ), a Fairtrade e a Cocoa Horizons. Desta forma, obtém uma otimização das vantagens proporcionadas por esses diferentes organismos e entidades, reforçando e ampliando o alcance da sua estratégia de sustentabilidade do cacau, que continua em desenvolvimento.

 

Ir mais além

A estratégia de aquisição de cacau da Ferrero está baseada num conjunto distintivo de princípios que lhe permitem implementar ações de diligência em toda a cadeia de abastecimento e aplicar soluções específicas para os problemas encontrados.

 A Ferrero é capaz de atingir altos níveis de rastreabilidade, desde as explorações agrícolas até aos consumidores. Esta capacidade é devida a uma abordagem distintiva, que consiste em adquirir a maior parte do seu cacau como grãos crus, realizando todo o seu processamento posterior em centros próprios. Adicionalmente, os grãos são adquiridos como fisicamente rastreáveis, também denominados “segregados”, de grupos de agricultores específicos. Isto significa que a Ferrero sabe exatamente de que exploração o cacau procede, o que por sua vez ajuda a identificar eventuais problemas e a introduzir mudanças positivas no terreno, juntamente com cooperativas e agricultores.

 Na temporada de colheita de 2019/2020, a Ferrero conseguiu rastrear mais de 95% da totalidade dos seus grãos de cacau até às explorações específicas que os produziram, e avança a passos largos na rastreabilidade do chocolate adquirido a terceiros. Adicionalmente, está a progredir consideravelmente na consecução dos seus propósitos de mapear os agricultores da sua cadeia de abastecimento, como parte do seu compromisso de evitar a desflorestação, e de cobrir os grupos de agricultores com um Sistema de Prevenção e Correção do Trabalho Infantil ou sistemas equivalentes. Outros dois grandes propósitos estabelecidos no programa da Ferrero consistem no empoderamento das mulheres e na redução da desigualdade entre géneros. Neste sentido, por exemplo, até à data a Ferrero ajudou cerca de 14 000 membros das comunidades produtoras de cacau, principalmente mulheres, a obter acesso a pequenos empréstimos para atividades de empreendimento empresarial.

 Estas iniciativas são parte do compromisso da Ferrero com o cumprimento da sua estratégia de sustentabilidade, melhorando as condições de vida dos agricultores, defendendo os direitos das crianças e protegendo o meio ambiente.

 

A Ferrero e a Save the Children expandem a sua parceria

A Ferrero deseja desenvolver o seu Programa de Valores Agrícolas do Cacau, especialmente no que se refere à proteção dos direitos da infância. A Ferrero anuncia hoje a renovação e extensão da sua parceria estratégica com a Save the Children, desenvolvendo e ampliando o programa de três anos lançado em 2017 em 20 comunidades da Costa do Marfim.

 Espera-se que o projeto cofinanciado, cujo valor total ascende a 8 milhões de euros, tenha uma duração de cinco anos. Calcula-se que beneficiará diretamente 37 000 crianças e adultos, e que chegue a um total de 90 000 pessoas através de diversas atividades de divulgação e consciencialização em massa. Trata-se de um importante compromisso de ação, enquadrado no Ano Internacional das Nações Unidas para a Eliminação do Trabalho Infantil.

 A renovada parceria implicará uma intensificação das atividades em 65 comunidades da região de Haut-Sassandra, na Costa do Marfim, onde a Ferrero adquire uma quantidade significativa de cacau. Este programa holístico reforçará os sistemas existentes de proteção das crianças, aumentará o acesso a uma educação e uma nutrição de qualidade, apoiará o desenvolvimento da comunidade e empoderará as mulheres e adolescentes. A Ferrero e a Save the Children trabalharão estreitamente com as autoridades locais e outras iniciativas da indústria para a criação, sempre que for possível, de sinergias que permitam maximizar o impacto da iniciativa.

 A parceria adquire também uma nova dimensão: a Save the Children assume a função de proporcionar orientação estratégica e apoio técnico à Ferrero e aos seus fornecedores para garantir uma abordagem harmonizada à proteção da infância ao longo de toda a sua cadeia de abastecimento na Costa do Marfim e no Gana. Para além de trabalhar para proteger as crianças e as comunidades das suas próprias cadeias de fornecimento, a Ferrero participa ativamente  noutras iniciativas coletivas como a International Cocoa Initiative, e a Cocoa & Forests Initiative. Recentemente, a Ferrero juntou-se também a uma campanha da União Europeia destinada a endurecer os requisitos que as empresas devem cumprir em matéria de direitos humanos, bem como a nível ambiental, nas suas cadeias de fornecimento de cacau.