Governo aumenta quota de pesca da sardinha em 25%

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o Governo tomou «a decisão de aumentar a quota da pesca de sardinha em 25%» depois de verificar que a biomassa cresceu 24%.

Em Peniche, onde presidiu consignação da empreitada do prolongamento do quebra-mar interior do Porto, a ministra referiu que este aumento deverá permitir manter a pesca da sardinha até outubro, garantindo um aumento de 1800 toneladas pescadas.

A quota prevista para a pesca da sardinha a partir do mês de agosto era de 2181 toneladas mas com este aumento o valor deverá rondar as 4000 toneladas.

A medida reflete-se numa quota total permitida para 2019 na ordem das 9000 toneladas, mais 1800 toneladas de sardinha que as 7.181 toneladas inicialmente acordadas para 2019 entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia para garantir a sustentabilidade do stock de sardinhas.

«Depois de alguns anos em que sistematicamente descia a quantidade de biomassa (sardinha no mar), este ano tivemos uma inflexão que esperamos que seja o ponto de inflexão para o futuro», referiu Ana Paula Vitorino.

Fonte: República Portuguesa