FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Google junta-se ao combate contra a pesca ilegal

fishhhMilhares de barcos de pesca em todo o mundo serão monitorizados pela Google com vista ao combate à pesca ilegal que coloca em causa desenvolvimento económico e ainda estimula a crise ambiental.

Apresentado o protótipo no World Parks Congress, em Sidney, o projeto Global Fishing Watch foi desenvolvido por um grupo de ativistas da SkyTruth e Oceana e conta o apoio a nível financeiro e de engenharia da Google.

O Global Fishing Watch é um protótipo de uma tecnologia que permitirá monitorizar online e quase em direto os barcos de pesca que estão em trabalho no mar, de uma forma global.

Esta ferramenta irá fornecer aos governos, às organizações não governamentais e ao público em geral todas as informações necessárias para que sejam capazes de detetar e, se for o caso, intervir, nos casos de pesca ilegal.

O investimento necessário para avançar com o projeto varia entre os 3 e os 5 milhões de dólares e contará com o auxílio de satélites e dos dispositivos de deteção já existente de forma obrigatória nos grandes barcos de pesca.

O projeto foi desenvolvido pelo programa Google Earth Outreach em conjunto com equipas de engenharia da SkyTruth e através das instalações de análises de dados da Google foi permitido analisar a enorme quantidade de informações e visualizar todo o território marítimo onde é desenvolvida a atividade piscatória.

http://rd3.videos.sapo.pt/playhtml?file=http://rd3.videos.sapo.pt/qRh4jsFPegHt7DiIov7r/mov/1

A pesca ilegal está a degradar de forma galopante os stocks globais de pescado o que coloca o planeta sob sérias ameaças ambientais e económicas. A Oceana estima que, em 2013, as perdas globais provocadas pela pesca ilegal andaram entre os 10 mil milhões de dólares e os 23 mil milhões de dólares.

Neste momento, o Global Fishing Watch apenas transmite atividade piscatória de 2012 e 2013, mas o objetivo será incorporar os dados o mais recente possível, quase instantaneamente, de forma a que as autoridades possam intervir de forma rápida e mais eficaz.

Ler aqui.