Foodinthebox é a primeira empresa de kits de alimentação a oferecer atendimento personalizado de nutricionista
A alimentação diária é a base da saúde. Partindo dessa premissa, a empresa espanhola Foodinthebox lança um novo serviço de planos personalizados. A empresa de kits de alimentação é a primeira no mundo a oferecer uma consulta com nutricionista para a seleção de receitas, com o objetivo de cozinhar aqueles pratos que o ajudem a atingir objetivos saudáveis, desportivos ou estéticos, levando em consideração gostos, intolerâncias e alergias.
«Desde o início apostamos numa cozinha saudável e cheia de sabores, mas que fosse sustentável, feita com produtos biológicos, comércio justo e local. Oferecemos de tudo, mas detetamos que nem todos os consumidores possuem o conhecimento ou as ferramentas para saber quais são os pratos mais adequados para eles. Os clientes são claros sobre seus objetivos - perder peso, fazer triatlo, controlar diabetes -, os seus gostos à mesa, as suas intolerâncias alimentares ou alergias, mas têm dúvidas sobre que pratos podem comer, quais fornecem os nutrientes de que precisam ou como completar resto das entradas do dia. Agora, colocamos à sua disposição uma equipa de nutricionistas que te vão ajudar a tomar decisões e ensinar como atingir esses objetivos, levando em consideração suas preferências à mesa e limitações médicas», explica Álvaro Cuesta, co-fundador e CEO da Foodinthebox.
Num momento em que os kits de refeição se consolidam, em países como a Austrália, a principal empresa do setor distribui mais de 10 milhões de caixas por mês e nos Estados Unidos estima-se que nos próximos anos esse mercado movimentará cerca de 12,8 milhões de euros (15 biliões de dólares), o futuro está na personalização e na saúde. O novo serviço Foodinthebox oferece ao cliente, por mais quatro euros, uma equipa de nutricionistas que o orienta na escolha das receitas e nas suas decisões alimentares.
O seu funcionamento é simples. O plano personalizado começa com um breve questionário via WhatsApp com perguntas básicas sobre intolerâncias e alergias, problemas de saúde, objetivos, gostos e uma sessão telemática de meia hora.
«Os nossos profissionais de nutrição levam em consideração tudo o que todos precisam em casa por idade, condição física, atividade, saúde. Com tudo isto, um plano personalizado é feito para todos. Não se trata de fazer um prato diferente para cada um, mas de escolher receitas que beneficiem todos os membros da casa e os ajudem a cumprir seus objetivos», diz Cuesta.
Até agora, o Foodinthebox apresentava planos familiares vegetarianos ou veganos, sem glúten, com baixo teor de hidratos de carbono, mas nenhum era 100% personalizado ou levava em consideração todos os fatores pessoais de cada cliente. Embora a empresa trabalhasse com nutricionistas, os clientes não tinham um relacionamento direto com estes, tal como o novo serviço oferece.
«Como cozinheiros, sabemos quais são os benefícios de cada ingrediente e quais necessidades este pode satisfazer, mas não sabemos como este pode beneficiar uma pessoa específica com objetivos definidos e histórico médico. É aí que o papel do nutricionista é fundamental. As necessidades nutricionais mudam ao longo de nossas vidas e a nossa dieta deve variar com isso. Isso não significa que uma criança, o seu pai e o seu avô não possam comer o mesmo prato. Claro! Mas cada um terá que consumir uma quantidade de acordo com suas necessidades e complementá-la com outros alimentos», garante Fabián León, co-fundador da Foodinthebox e finalista da primeira edição do Masterchef.
O objetivo desta jovem empresa é crescer e poder aprender com as necessidades de cada pessoa, oferecendo um serviço totalmente personalizado a partir das suas alergias, objetivos, gostos e tempo na cozinha. Atualmente a Foodinthebox tem mais de 1 000 receitas e está a trabalhar para aumentar o seu catálogo em breve.