FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exposição da população portuguesa a aditivos e contaminantes alimentares: avaliação de risco e dicas de mitigação

Em cooperação nacional a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em conjunto com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) , divulga, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Segurança Alimentar, o e-book e a brochura relativos ao FOCACCia-Exposição da População Portuguesa a aditivos e contaminantes alimentares: Avaliação de Risco e dicas de mitigação.

Este projeto consubstanciou-se numa verdadeira investigação multidisciplinar que interliga nutrição, toxicologia alimentar, psicologia e matemática, evidenciando a credibilidade para suporte ao desenho de políticas públicas que visem diminuir a exposição a agentes químicos adversos nos alimentos, permitindo implementar ações de gestão do risco devidamente sustentadas do ponto de vista científico.

Este projeto apresenta dados de exposição da população portuguesa, destacando-se ainda mensagens práticas para serem utilizadas no dia a dia pelos consumidores.

Convidamos por isso todos os interessados em consultar a brochura, bem como o E-book do projeto.

De referir que o projecto FOCACCia contou com apoio científico e institucional da ASAE, bem como do PNPAS e da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Fonte: ASAE