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Revista TecnoAlimentar

Ferrero reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, as pessoas e o meio ambiente em toda a cadeia de valor do cacau

A Ferrero publicou hoje a sua Carta do Cacau e o seu Plano de Ação, através do qual reafirma a sua vontade de conseguir uma indústria de cacau sustentável para a natureza e as pessoas, dois pilares chave da sua estratégia de responsabilidade social corporativa. A Carta e o Plano de Ação manifestam o compromisso da Ferrero tanto na criação de rendimentos para os agricultores, como na proteção das crianças, das comunidades e no desenvolvimento e promoção da agrossilvicultura sustentável.

Em 2005, a Ferrero iniciou os seus esforços para conseguir um cacau de origem responsável ao unir-se à Fundação Mundial do Cacau e, posteriormente, à Iniciativa Internacional do Cacau. Hoje em dia, o cacau da Ferrero obtém-se de forma 100% sustentável com a garantia de organismos de certificação como a Rainforest Alliance ou Fairtrade, entre outras.

Para além disso, quase a totalidade do cacau obtido pela multinacional italiana procede de agricultores conhecidos pelo que a rastreabilidade é muito elevada. Neste sentido, a Ferrero conseguiu uma rastreabilidade de 96% dos seus grãos de cacau até às explorações agrícolas produtoras.

Com a publicação da Carta do Cacau, a Ferrero reconhece que os problemas da cadeia de fornecimento do cacau são complexos e devem abordar-se através da associação com os agricultores, a indústria, as comunidades, as ONG e os Governos. Neste documento, a empresa descreve ações agrupadas em quatro pilares: meios de vida sustentáveis, proporcionar apoio específico aos agricultores para melhorar a produtividade e diversificar os rendimentos; direitos humanos e práticas sociais, proteger os direitos das crianças nas comunidades produtoras de cacau; proteção do meio ambiente, apoiar os agricultores para que se convertam em sistemas agroflorestais e transparência, rastreabilidade da cadeia de fornecimento, avaliações de riscos e divulgação de progresso.

Desta forma, o Plano de Ação de Cacau da Ferrero descreve como a companhia trabalhará para alcançar estes feitos. As iniciativas já em prática incluem: planos de desenvolvimento agrícola e atividades geradoras de rendimentos; alianças para implementar sistemas de proteção infantil e planos de desenvolvimento comunitário para abordar o trabalho infantil; uma estreita colaboração com a iniciativa Cocoa & Forests Initiative (CFI) para colocar um fim à desflorestação no sector do cacau e promover uma agricultura sustentável, fortalecer as associações com fornecedores e construir uma plataforma que dê visibilidade a toda a cadeia de fornecimento da Ferrero.

Marco Gonçalves, diretor de Aquisições e Avelãs da Companhia afirma que «a Carta do Cacau e Plano de Ação salientam a ambição da Ferrero de ser uma força impulsionadora no sector do cacau e onde a sua produção crie valor tanto para as pessoas como para o meio ambiente». «Através do nosso enfoque no abastecimento, conhecemos os agricultores e as comunidades que nos fornecem e isto permite-nos apoiá-los de uma forma específica. Agora estamos a fortalecer as nossas atividades para conseguirmos uma mudança duradoura para o sector», acrescenta Marco Gonçalves.

A Ferrero publicará relatórios sobre os progressos e avanços do Plano de Ação. O primeiro desses relatórios será publicado durante oi segundo trimestre de 2022.

Grupo Ferrero

A Ferrero começou a sua história na pequena cidade de Alba em Piamonte, Itália, em 1946. Hoje, com uma faturação consolidada de mais de 12,3 mil milhões de euros, a Ferrero é uma das empresas líderes do mercado de alimentos doces embalados em todo o mundo. O Grupo Ferrero está presente em todo o mundo com mais de 37 000 colaboradores e 31 fábricas de produção. A Ferrero é o produtor de muitos ícones de marca que são amados de geração em geração como Nutella, Ferrero Rocher, Tic Tac, Kinder e Raffaello, que se comercializam em mais de 170 países.