FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exportações de produtos lácteos dos EUA quadruplicaram de 2004 a 2014

No seu recente relatório o Serviço de Pesquisa Económica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revela que o valor das exportações de produtos lácteos dos Estados Unidos mais que quadruplicou de 2004 a 2014, tornando os EUA o terceiro maior exportador mundial de lácteos.

leite

Os Estados Unidos são há muito tempo um dos principais países produtores de leite, mas no início dos anos 2000, o país começou a exportar mais produtos.

As exportações de produtos lácteos dos EUA cresceram de cerca de 1.600 milhões de dólares em 2004 para quase 6.800 milhões em 2014.

O rápido aumento foi impulsionado pelo aumento do poder de compra verificado na Ásia Oriental, Sudoeste Asiático e América Latina.

Os acordos de livre comércio proporcionaram maior acesso aos mercados mundiais, especialmente com o México, através do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

As reformas internas do mercado Chinês permitiram a abertura desse mercado - um dos maiores do mundo - para as importações de produtos lácteos.

Os EUA, ao reduzirem o apoio interno e os subsídios à exportação de produtos lácteos, proporcionaram uma maior abertura aos mercados mundiais.

Desde 2003, os preços internos dos produtos lácteos nos EUA e os preços de exportação da Austrália e da Nova Zelândia ficaram mais alinhados.

Como as condições globais mudaram em 2015, o valor das exportações de lácteos dos EUA caíram para 4.900 milhões de dólares – menos 28% em relação a 2014 -, sendo superior à queda de 11% nas suas exportações agrícolas totais.

Várias razões são citadas para a diminuição das exportações de produtos lácteos, incluindo um crescimento mais fraco ou mais lento da procura mundial, especialmente da China, o embargo russo às importações de produtos lácteos de vários países, um dólar forte e o desmantelamento do sistema de quotas leiteiras na União Europeia.

No futuro, o aumento da procura nos países em desenvolvimento oferece oportunidades para um crescimento contínuo, mas esse crescimento depende da capacidade dos produtores norte-americanos de permanecerem competitivos em relação aos outros grandes exportadores de lácteos.

Recorde-se que os Estados Unidos são um dos principais exportadores de lactose e soro. Também exporta volumes significativos de manteiga, sendo o México o principal destino de exportação de produtos lácteos do país.

Fonte; AmericanAgriculturist