FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Excedente comercial da UE em agroalimentares de 18 mil milhões em 12 meses

No período de 12 meses, de novembro de 2015 a outubro de 2016, as exportações agroalimentares da União Europeia atingiram um valor de 129,9 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 1,9% relativamente ao mesmo período de um ano.

Segundo o último relatório mensal sobre o comércio agroalimentar da União Europeia (UE), as importações provenientes de países terceiros diminuíram ligeiramente no período de novembro de 2015 a outubro de 2016, até os 112 milhões de euros, sendo que o excedente das exportações no período de 12 meses aumentou para mais de 18 milhões de euros.

Os últimos números de outubro de 2016 mostram que o Japão ultrapassou a Rússia como o quarto destino de exportação mais importante dos produtos agroalimentares da UE depois dos Estados Unidos da América (EUA), da China e da Suíça.

O excedente líquido da UE no comércio agro-alimentar com o Japão foi cerca de cinco mil milhões de euros anuais nos últimos anos. Os produtores comunitários exportam principalmente para o Japão carne de porco, vinho e vermute, queijos, bebidas espirituosas e licores.

Fonte: Comissão Europeia