FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Evoluir com a tecnologia no espírito dos tempos: Agroittica Lombarda e CSB-System – uma parceria forte

A Agroittica Lombarda foi fundada nos anos 70 com o objetivo de utilizar, através da aquacultura, a energia térmica de outros processos de produção numa lógica que hoje definiríamos como economia circular. Inicialmente, a produção foi orientada para a enguia, depois para várias espécies experimentais, mas foi só com a criação do esturjão que a empresa adquiriu a fama atual, tornando-se líder mundial.

A abordagem inovadora dessa época manteve-se ao longo do tempo, impulsionando a empresa lombarda para uma evolução constante da sua atividade e para a inclusão progressiva das várias etapas da cadeia do peixe no seu processo de produção. Paralelamente à criação de esturjão, a Agroittica Lombarda desenvolveu um processo de transformação de várias espécies de peixe, incluindo a fumagem e a preparação de refeições prontas. Atualmente, a empresa lombarda conta com duas explorações e uma unidade de transformação em Calvisano, onde são produzidas até 30 t/ano de caviar, uma unidade em Busto Arsizio dedicada à fumagem de salmão, um escritório em França e outro nos EUA, 145 trabalhadores e um volume de negócios de 30 milhões; a sua gama de clientes vai desde a grande distribuição até ao canal HORECA na produção sustentável de caviar.

A produção sustentável de caviar começou nas explorações da Agroittica Lombarda no início da década de 1990. No entanto, passados quase trinta anos, muitos italianos ainda se surpreendem ao descobrir que o maior produtor mundial de caviar, só recentemente ultrapassado pela China, é italiano. Mas se os chineses, como noutros setores, conquistaram a supremacia quantitativa, não diminuíram certamente o protagonismo da Agroittica Lombarda pela qualidade do seu caviar e pela sua capacidade de se renovar, apesar da sua forte ligação a um produto tradicional e a um processo de produção ainda largamente artesanal.

O contraste aparente entre os métodos de produção antigos, as abordagens de baixa tecnologia à criação e a investigação científica efetuada em colaboração com as principais universidades parece ser a caraterística distintiva desta empresa. Não é por acaso que, em 2002, a Agroittica Lombarda foi uma das primeiras empresas do setor do peixe em Itália a implementar o software de gestão CSB-System. A implementação foi efetuada em tempo recorde, em pouco mais de dois meses. O objetivo inicial era racionalizar e tornar transparentes os processos de produção e comerciais altamente especializados. Desde então, a empresa lombarda e a CSB percorreram um longo caminho.

O PROJETO EM RESUMO

O CSB-System gere integralmente os seguintes processos: Compras, desde a entrada da encomenda com verificação da quantidade e da qualidade das mercadorias recebidas até ao controlo das faturas na contabilidade, os vários Armazéns com verificação de stocks em tempo real, Vendas, desde a entrada da encomenda do cliente até à faturação e passagem para a contabilidade, Produção dividida em abate, transformação, fumagem e embalagem com listas de materiais flexíveis (BOMS) e fáceis de utilizar. A ligação com as linhas de wight price labellers é também gerida pelo CSB-System, que envia todas as informações necessárias para a rotulagem multilingue do produto acabado, de acordo com as normas nacionais e internacionais. Por outro lado, através do EDI, o CSB-System interage com as lojas para a gestão das vendas sem redundância de dados. Tudo isto é apoiado por mapas e dashboards livremente configuráveis a serem processadas a pedido da direção, bem como por relatórios diários e semanais automáticos.

Os dados resultantes das estatísticas de vendas, por exemplo, são um apoio precioso na fase de planeamento da produção e no processamento de propostas de encomenda, uma vez que a informação é comparada quer com o histórico quer com as promoções de clientes ativas no período; estas mesmas estatísticas do CSB-System permitem ainda análises detalhadas sobre retalho, agentes, zonas, previsões, margens cliente/artigo.

O CSB-system é um software desenvolvido à medida da indústria e implementado à medida do cliente.

PARA CONCLUIR

O crescimento harmonioso de uma pequena empresa de produção baseada em competências pessoais, em tempos de mudança, deve ter lugar no respeito pela qualidade do produto e eficiência do processo. Neste sentido, deve ser promovido e assistido por um sistema de gestão adequado e, deste ponto de vista, a colaboração de longa data entre a Agroittica Lombarda e o CSB-System provou estar à altura do desafio. O CSB-System não demanda mudança de processos tradicionais que muitas das vezes estão por de trás do sucesso de vendas do produto. Pelo contrário, o CSB-system por ser um software desenvolvido à medida da indústria e implementado à medida do cliente oferece a possibilidade de se adaptar em função dos processos em prática.

Assista ao vídeo aqui.

CSB-System SE

An Fürthenrode 9-15

52511 Geilenkirchen

Alemanha

pedro.alvares@csb.com
T: 00351 925 259 833 | M: 00351 925 259 833