FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Essência do Vinho volta ao Porto com mais de três mil rótulos de 350 produtores

A Essência do Vinho regressa de 23 a 26 de fevereiro ao Palácio da Bolsa, no Porto, para a sua 14.ª edição e promete dar a conhecer «três mil rótulos de 350 produtores», anunciou a organização.

Aquela que é a «principal experiência do vinho em Portugal» garante também levar ao Palácio da Bolsa vinhos raros com 150 anos, tendo já mais de 70 jornalistas e importadores estrangeiros credenciados para o evento.

Em comunicado, a organização destaca que «a grande novidade» da edição será a sessão exclusiva “Portugal Wine Connection” onde, «pela primeira vez», estarão reunidos importadores e jornalistas estrangeiros credenciados, produtores e enólogos para uma “prova in loco” que visa promover «o contacto direto entre agentes económicos, líderes de opinião e importadores, que atuam em 14 mercados externos», proporcionando assim novas oportunidades de negócio.

«Entendemos testar este modelo como forma de dar um retorno suplementar aos produtores de vinho presentes no evento. Além disso, será uma oportunidade para que os jornalistas e importadores estrangeiros associem rostos aos vinhos, o que certamente facilitará o esclarecimento de dúvidas e aumentará o impacto do possível “feedback” acerca desses vinhos nos mercados de origem dos jornalistas e importadores», explica o diretor da Essência do Vinho, Nuno Pires, citado em comunicado.

A sessão, marcada para o primeiro dia do evento entre as 16h30 e as 18h30 , será também uma forma de «contribuir para o reforço da notoriedade de Portugal e dos vinhos portugueses».

No mesmo dia inaugural, mas durante a manhã, será promovida a prova “TOP 10 Vinhos Portugueses”, com a presença de 40 jornalistas, críticos de vinhos e sommeliers de 12 nacionalidades que irão avaliar cerca de 60 vinhos pré-selecionados pela revista WINE – A Essência do Vinho e que obtiveram as pontuações mais elevadas pelo painel de provas da publicação durante o último ano.

Os vinhos brancos, tintos e fortificados que alcançarem a pontuação mais elevada nesta prova constituirão o “TOP 10 Vinhos Portugueses”, que será divulgado durante um jantar na Feitoria Inglesa, sexta-feira, dia 24.

A 14.ª edição da Essência do Vinho leva também a prova alguns exemplares do século XIX de «grandes vinhos fortificados» como Portos, Madeiras e Moscatéis, com «o mais antigo de todos, com quase 160 anos» a integrar a prova “Vinhos do Porto de Sonho”, reservada à comitiva internacional de jornalistas e que se realiza no dia 24.

Ainda no capítulo dos vinhos mais exclusivos, serão apresentadas várias colheitas antigas, desde meados do século XX, não apenas de vinhos fortificados como também de vinhos tintos e brancos.

O programa conta ainda com um conjunto de 19 provas comentadas por especialistas, três harmonizações enogastronómicas e quatro conversas didáticas sobre vinho.

Vinhos alentejanos de talha e monovarietais do Douro, alguns dos quais nunca comercializados, são outros dos destaques da programação da «principal experiência do vinho em Portugal».

O evento é uma organização da EV-Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Fonte: Lusa