FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Escola Superior Agrária de Coimbra ensina a arte do Queijo do Rabaçal

Está a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC) a Escola de Queijeiros, uma ação formativa integrada no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.

“Esta é a 2.ª edição, mas é a primeira vez que é ministrada na Agrária em Coimbra. O objetivo é capacitar empreendedores para o conhecimento das principais técnicas de produção de queijo com DOP na Região do Rabaçal”, como realçou ao Notícias de Coimbra, o presidente da ESAC, João Noronha.

O objetivo é “aumentar o número de empreendedores para que se possa ter mais queijarias e de preferência que estejam dentro da fileira, desde a produção de leite à produção de queijo”, realçou o formador David Gomes.

A edição da “Escola de Queijeiros” decorre nos politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e de Viseu, dando a conhecer as principais técnicas de produção de queijo com DOP – Denominação de Origem Protegida nas regiões do Rabaçal, Serra da Estrela e Beira Baixa.

O curso conta com 80 horas de formação, em período laboral, e termina em outubro. A componente teórica contempla conteúdos como introdução à produção de queijo, boas práticas de higiene e fabrico ou segurança alimentar, enquanto a parte prática decorre em queijaria.

O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e destina-se a apoiar os agentes do setor na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos queijos tradicionais, desde o produtor de leite até ao consumidor.

Fonte: Notícias de Coimbra