FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Ervas alentejanas à prova no Alvito

Sete restaurantes do concelho de Alvito vão «abrir o apetite» com pratos à base de catacuzes, espargos e carrasquinhas, a partir de sexta-feira (24 de fevereiro), num evento gastronómico dedicado a ervas típicas e usadas na cozinha do Alentejo.

ervas

Segundo a Câmara de Alvito, no distrito de Beja, o evento, que vai decorrer até dia 28 deste mês, terça-feira de Carnaval, faz parte do ciclo gastronómico "As Ervas da Baronia", organizado pelo município para promover a gastronomia à base de ervas típicas do Alentejo e dinamizar o setor da restauração e a economia do concelho.

Açorda ou quiche de catacuzes com queijo de cabra, feijão, cozido de grãos ou bacalhau gratinado com carrasquinhas e omelete ou migas de espargos com lombinhos grelhados ou carne frita são alguns dos "manjares" que vão poder ser degustados nos restaurantes aderentes, seis na freguesia de Alvito e um na de Vila Nova de Baronia.

Segundo o município, o evento vai incluir também iniciativas ligadas à gastronomia e para festejar o Carnaval em Alvito e Vila Nova de Baronia.

Um mercadinho, caminhada para apanha de catacuzes e carrasquinhas, demonstração de cozinha de cozido de grãos com carrasquinhas, almoço convívio e um desfile de Carnaval, em Alvito, e um baile com concurso de máscaras, em Vila Nova de Baronia, são as ofertas previstas para sábado.

No domingo, haverá o mercado mensal, em Alvito, e um desfile de Carnaval, em Vila Nova de Baronia e, no dia 27, um ateliê e uma degustação de fritos de Carnaval, em Alvito.

O ciclo 'As Ervas da Baronia' inclui três eventos gastronómicos ao longo do ano, o primeiro, em fevereiro, dedicado a catacuzes, espargos e carrasquinhas, o segundo, em junho, em que "reinam" as beldroegas, e o terceiro, em outubro, dedicado a poejos, coentros e hortelãs.