FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Embalagens para produtos à base de gordura vão ter etiqueta inteligente que maximiza o tempo de vida dos alimentos

É uma solução tecnológica inovadora que promete revolucionar o setor alimentar. O CeNTI, instituto de referência em I&DT, duas entidades nacionais - a MOLDIT e o CENTIMFE - e quatro instituições internacionais estão a desenvolver uma embalagem inteligente para produtos à base de gordura que tem como objetivo maximizar o tempo de vida e manter a qualidade dos alimentos durante o respetivo prazo de validade.

A embalagem terá, assim, incorporada uma etiqueta inteligente que, ao ser acionada pelo utilizador, por intermédio de um botão, liberta antioxidantes de forma duradoura e controlada, capazes de retardar a oxidação/deterioração do produto sem comprometer a respetiva qualidade e sabor característico.

“A etiqueta estará integrada no material que compõe a tampa, não sendo, por isso, visível. A única parte que ficará visível será um botão e um led que permitirá perceber se a etiqueta está ou não ativa. O material utilizado é um polímero passível de ser utilizado neste tipo de situações”, explicam os responsáveis do Projeto. 

Segundo os investigadores, não está identificada, no mercado, uma solução com estas características, facto que a torna inovadora e diferenciadora: “As embalagens atuais não asseguram a estabilidade oxidativa dos produtos à base de gordura, que pode ser afetada pelas condições de transporte e/ou armazenamento mesmo dentro do período de validade. Neste caso, o que pretendemos é precisamente isso, criar uma solução tecnológica que maximize o tempo de vida útil do produto durante o prazo de validade”.

O potencial futuro de comercialização é elevado, sobretudo, em mercados internacionais. “A expectativa é alta devido à inovação que está associada, o que origina um elevado interesse pelos parceiros empresariais envolvidos no Projeto, que pretendem começar a explorar mercados internacionais com este tipo de solução”, referem ainda os cientistas.

O Projeto, que se iniciou em agosto de 2019 e com término previsto em janeiro de 2023, já se encontra em avançado estado de desenvolvimento: “Neste momento, já temos alguns protótipos em fase de testes de caracterização para aplicação final e onde é possível observar o correto funcionamento da etiqueta inteligente”, sintetizam os responsáveis.

Compete ao CeNTI o desenvolvimento da tecnologia associada à formulação e aplicação dos antioxidantes, bem como a produção da etiqueta inteligente.

Além do Centro de Nanotecnologia, fazem parte do consórcio internacional do Projeto as seguintes entidades: CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos; a empresa Moldit Industries do Grupo Durit (coordenadora do Projeto a nível nacional); as empresas turcas Centro de P&D BESLER; SEM PLASTIK e Nanomik Biotecnologia e o centro Bioativo - Pesquisa e Inovação.

O Projeto SAP4MA integra o Cluster EURIPIDES2 da rede EUREKA. É cofinanciado pela União Europeia através do FEDER, enquadrado no Compete 2020 e Portugal 2020.