FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Produção de vinho pode registar nível baixo em 2021

Em 2021, prevê-se um baixo volume de produção de vinho, a um nível semelhante ao de 2017. Este será o terceiro ano consecutivo em que o nível de produção mundial se encontra abaixo da média.

Durante a conferência de imprensa que decorreu na sede da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o director-geral da OIV, Pau Roca, apresentou as primeiras estimativas da produção mundial de vinho em 2021.

  • Espera-se um baixo volume de produção na UE, principalmente em Itália, Espanha e França, que juntas perderam cerca de 22 Mill.HL em comparação com 2020 devido às geadas do final da primavera e condições climáticas desfavoráveis.

  • Os únicos grandes produtores de vinho da UE que registaram colheitas superiores a 2020 são a Alemanha, Portugal, Roménia e Hungria.

  • As previsões de colheita antecipada nos EUA indicam volumes um pouco maiores do que em 2020.

  • Um ano muito positivo para os vinhedos no hemisfério sul, onde as condições climáticas relativamente favoráveis ​​levaram a altos níveis de produção nos países da América do Sul, África do Sul e Austrália, enquanto a Nova Zelândia foi a única exceção.

Produção mundial

Com base em informações coletadas em 28 países, que representam 85% da produção mundial em 2020, estima-se que a produção mundial de vinho em 2021 (excluindo sucos e mostos) esteja entre 247,1 e 253,5 milhões.hL, com um ponto médio na faixa de 250,3 Mill.hL.

A produção de vinho em 2021 pode ser considerada extremamente baixa, apenas ligeiramente acima da produção historicamente baixa de 2017. O volume previsto para este ano parece ter diminuído 4% em relação a 2020 (que já estava abaixo da média) e é 7% inferior à média dos últimos vinte anos. É o resultado de condições meteorológicas desfavoráveis, ​​que afetaram significativamente os principais países produtores de vinho da Europa este ano. O hemisfério sul e os EUA parecem ser exceções a esse quadro geral negativo e tendem a equilibrar o declínio do volume na UE.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a produção mundial de vinho fica abaixo da média. No entanto, o impacto desta redução no setor vitivinícola mundial ainda não foi avaliado, devido ao contexto atual em que a pandemia de covid-19 ainda gera um grau relativamente alto de volatilidade e incerteza.