FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Dow associa-se à colaboração com o parceiro da igus Mura Technology

 A "Solução de Reciclagem Hidrotérmica de Plásticos" da start-up Mura Technology promete a conversão do plástico em óleo em apenas 25 minutos. Para que a entrada numa economia circular sustentável seja bem sucedida, as empresas industriais globalmente ativas, como a igus, estão a apoiar o desenvolvimento desta tecnologia. A Dow Chemical, a segunda maior empresa química do mundo, é agora outro parceiro.

Junto com a "Hydrothermal Plastic Recycling Solution" (HydroPRS), a Mura Technology desenvolveu uma nova tecnologia para a reciclagem química do plástico. O objetivo é construir uma economia circular sustentável para os plásticos e impedir a entrada de resíduos plásticos no ambiente. O método utiliza água, calor e pressão para converter os resíduos plásticos novamente em óleo em apenas 25 minutos. A start-up Mura Technology já entrou em colaboração com a empresa de serviços de engenharia KBR e a igus, especialista em motion plastics. 

A igus foi a primeira investidora neste setor no final de 2019, aumentado o seu investimento para 5 milhões de euros em Março. Agora, a Dow Chemical, uma empresa global de desenvolvimento e produção de plásticos, aderiu com uma parceria importante. A colaboração irá impulsionar ainda mais a escalada no avançado processo de reciclagem da Mura. Os resíduos plásticos tornam-se novas embalagens A primeira instalação do mundo a utilizar HydroPRS em grande escala está atualmente a ser construída em Teesside, Reino Unido. 

A primeira linha com uma capacidade de 20.000 toneladas por ano deverá começar a funcionar em 2022. Uma vez concluídas as quatro linhas, a Mura poderá reciclar até 80.000 toneladas de resíduos plásticos por ano e fornecer à Dow as matérias-primas obtidas através do processo. A Dow utilizará isto para desenvolver novos plásticos para embalagens alimentares e outros produtos para outras embalagens que serão eventualmente devolvidos às cadeias de fornecimento globais. 

O compromisso da Dow destina-se também a demonstrar que a solução da Mura pode cumprir tanto os requisitos de sustentabilidade, como de desempenho da indústria e que os produtos fabricados com o HydroPRS podem ser utilizados em grande escala para produzir novos plásticos.. O CEO da igus, Frank Blase, também se congratula com a colaboração: "São necessárias parcerias fortes para ajudar esta tecnologia a progredir e assim criar um efeito perceptível para o ambiente. Estamos muito satisfeitos que a Dow seja agora uma parceira da Mura."