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Revista TecnoAlimentar

Distribuição alimentar vai crescer cerca de 2,3% na Península Ibérica

O mercado ibérico de distribuição de alimentos vai atingir um volume de negócios de 102.330 milhões de euros, em 2016, o que representa um crescimento de 2,3%.

Os cash & carries vão ganhar peso no setor, estimando-se uma subida de 3,5% para este ano.

O negócio cash & carry tem sido impulsionado pelo aumento de procura turística e do crescimento no setor da hotelaria.

De acordo com o estudo do Observatório Sectorial DBK, a distribuição alimentar na Península Ibérica alcançou os 100.050 milhões de euros, em 2015, 1,8% a mais que em 2014.

O valor do mercado em Espanha ascendia a 85.520 milhões de euros (+ 1,9%), o que representava 85,5% do total, enquanto que em Portugal se situou em 14.530 milhões de euros (+1%).

O aumento do número de visitas aos estabelecimentos e a crescente importância dos produtos frescos no carrinho de compras está a favorecer, cada vez mais ,o crescimento do comércio de proximidade em detrimento dos hipermercados.

Por isto mesmo, o volume de negócios dos supermercados e do comércio de proximidade cresceu 2,4%, em 2015, alcançando os 77.340 milhões de euros.

Consequentemente, os hipermercados reduziram a sua quota de mercado, apresentando um decréscimo de 0,6% no seu volume de negócios, situando-se nos 14.475 milhões de euros.

As insígnias tendem a aumentar o número de referências disponíveis ao consumidor, introduzindo novos formatos e variedades. Este estudo destaca ainda as melhorias realizadas na oferta de produtos frescos, refeições prontas a comer e o aumento de produtos locais.

Fonte: Grande Consumo