FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

CRX-10iA, o companheiro ideal para trabalhar numa fábrica

O novo robô colaborativo da FANUC oferece fiabilidade e segurança, é fácil de programar e é uma solução válida para diversas aplicações.

FANUC

A nova geração de robôs colaborativos da FANUC já chegou. Depois de apresentar os primeiros protótipos do CRX-10iA na feira IREX, Tóquio (em dezembro de 2019), as primeiras unidades começam a chegar aos showrooms das subsidiárias europeias da empresa. As principais características do CRX-10iA são a segurança, a facilidade de utilização e a máxima fiabilidade.

O departamento de I&D da FANUC prestou especial atenção à segurança no desenvolvimento deste robô. O CRX-10iA para ao mínimo contacto com uma pessoa e, se tocar num objeto duro, o robô afasta-se automaticamente dele. Os operários também podem mover manualmente três dos seis eixos do robô. Além disso, o seu design leve e elegante protege contra entalamentos, tornando-o o companheiro ideal para os trabalhadores de uma fábrica. O CRX-10iA é certificado pela norma de segurança ISO 10218-1.

A velocidade depende do modo de trabalho

Para que o robô ofereça a máxima fiabilidade, pode trabalhar em modo colaborativo a uma velocidade máxima de 1000 milímetros por segundo, bem como em modo standard a uma velocidade de até 2000 milímetros por segundo. A mudança de modo colaborativo para modo standard é muito útil, por exemplo, à noite ou aos fins de semana, quando o robô pode executar tarefas sem ter pessoas na sua zona de trabalho. Um indicador luminoso no robô indica qual o modo ativo em cada momento. Sensores adicionais podem ser usados para mudar de velocidade standard para velocidade colaborativa quando alguém entra na zona de segurança do robô.

O CRX-10iA, que pesa apenas 40 kg, mais o seu controlador que pesa 20 kg, podem ser transportados confortavelmente à mão até ao local de instalação. O novo tablet de programação oferece uma interface de utilizador intuitiva com símbolos gráficos e é possível programar usando a função "drag and drop", permitindo assim que os novos utilizadores criem programas com passos simples de forma intuitiva. Também é possível fazer e gravar sequências de movimento utilizando o sistema de hand guidance

Para programadores experientes em robôs FANUC, existe a opção de simular o Teach Pendant no tablet.

Atualizações regulares de software

Os clientes terão a possibilidade de atualizar o software robot da FANUC e ampliá-lo com várias aplicações. Para a integração de pinças, sensores ou câmaras, a FANUC fornece kits de desenvolvimento de software que permitem uma conexão rápida e fácil a acessórios de terceiros.

O CRX-10iA também cumpre os mais elevados padrões de qualidade em termos de fiabilidade. Por exemplo, cumpre a normativa industrial IP67, que permite-lhe carregar e descarregar máquinas em ambientes húmidos. Até as partículas de poeira muito finas, como as produzidas por aplicações de polimento, já não são um problema devido ao nível de proteção que apresenta. O controlador e o tablet são projetados para cumprir a normativa industrial IP54 e são válidos para a produção industrial.

Vida útil do CRX-10iA

A vida útil do CRX-10iA é mais um ponto a destacar. Nos primeiros anos de vida do robô, os motores, caixas de velocidades, sensores, cabos e gorduras não necessitam de ser substituídos, quando utilizados corretamente. Para os clientes, isto significa uma redução significativa dos custos e um tempo mínimo de paragens na produção. Se o robô necessitar de assistência, por exemplo devido a uma programação defeituosa, as peças podem ser substituídas de forma rápida e fácil graças ao design das placas.

A FANUC oferecerá o mesmo serviço que oferece atualmente para os robôs industriais amarelos da marca japonesa. Dois dos princípios mais importantes da empresa são a "manutenção vitalícia" e o "Service First". Isto significa que a FANUC tem em armazém peças sobressalentes suficientes, inclusive para produtos descontinuados, e presta serviço a todos os seus produtos enquanto os clientes continuarem a utilizá-los. A FANUC mantém uma extensa rede de serviços e suporte a nível mundial, com 264 escritórios que trabalham para 108 países.

O CRX-10iA vem em duas versões: um modelo standard com um alcance de 1.249 mm e um modelo de braço comprido com um alcance de 1.418 mm. O robô de braço comprido foi concebido para que o braço possa rodar diretamente sobre a sua base. Além de tarefas de paletização, o CRX-10iA é ideal para automatizar uma vasta gama de aplicações como aparafusar, pick & place e carregar e descarregar máquinas CNC.

O CRX-10iA estará disponível em breve.