FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Coviran Portugal consolida posição como referência no setor alimentar

Em apenas doze anos, a Coviran Portugal é já uma referência no setor alimentar com um crescimento sustentado em vendas e um modelo de negócio diferenciador que converte a insígnia na única cooperativa de supermercados de proximidade do país.

No passado dia 20 de fevereiro, teve lugar um encontro entre o Presidente do Conselho Reitor e o Comité de Direção da Cooperativa com os membros do Conselho Social português e a equipa Diretiva Nacional. Durante o mesmo, foram revistas as questões sociais e estratégicas mais importantes da cooperativa.

O Presidente da Cooperativa, José António Benito Díaz, recordou que “a Coviran é a única empresa de economia social em Portugal, uma cooperativa de distribuição; um modelo empresarial centrado nas pessoas, sustentado pelos valores cooperativos de autoajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação pela comunidade, que pode reduzir a desigualdade e criar prosperidade partilhada”.

Em circunstâncias adversas para o sector agroalimentar devido à pandemia e ao subsequente aumento de preços, a cooperativa consolidou a sua posição no mercado português, contando atualmente com 229 sócios e mais de 280 pontos de venda em todos os distritos do país, o que permite manter uma posição relevante no ranking nacional por número de supermercados.

Além disso, a Coviran dispõe também de três plataformas logísticas – em Sintra, Vila do Conde e Algoz -, o que permite dar resposta às necessidades dos associados.

No total, mais de 1.800 colaboradores trabalham nas lojas e centros logísticos da insígnia, ao qual se deve somar o crescimento económico e emprego gerado no território através dos acordos assinados com os fornecedores nacionais e locais.

José António Benito Díaz, destaca de forma muito positiva o “esforço e compromisso” dos sócios e colaboradores em Portugal, “são a peça-chave para enfrentar os desafios atuais com esperança e olhar para o futuro com otimismo".

Hoje, a Coviran Portugal é uma das cadeias de supermercados mais conhecidas e valorizadas pelos consumidores, como demonstram os dois prémios obtidos de forma consecutiva de Melhor Loja de Portugal, reconhecimento dado pelos consumidores através dos seus votos.

Na opinião de José António Benito, a Coviran Portugal “não só consolidou a sua posição no mercado doze anos após a sua implementação, como também deu um grande passo em frente na projeção da sua imagem entre os consumidores, colocando sempre as pessoas no centro das decisões, como agora, com a adoção de iniciativas para contrariar os efeitos dos aumentos de preços”.

As previsões de fecho do exercício confirmam a solidez do modelo de proximidade dos supermercados Coviran em Portugal, que impulsionaram o volume de faturação com o incremento das vendas dos produtos alimentares secos, produtos de marca própria e alimentos frescos.

A estratégia de fidelização de clientes também tem contribuído para isso, através do Clube Familia Coviran, ao qual os clientes continuam a aderir para descontos e ofertas personalizadas. As redes sociais também desempenham um papel fundamental para fortalecer a presença e notoriedade da insígnia entre os consumidores – em 2022 registou o maior crescimento de seguidores nos canais Facebook, Instagram e Linkedin.

Formato de loja moderno e sustentável

Em 2022, foram inaugurados supermercados nos distritos de Lisboa, Faro, Setúbal, Porto, Leiria, Beja e Aveiro, um dos quais Coviran Plus.

Um dos marcos mais importantes da história da Cooperativa em Portugal é, precisamente, a abertura ao público do Coviran Plus, um modelo de negócio moderno que dá resposta aos desafios futuros, oferecendo ao associado todas as ferramentas para ser competitivo e satisfazer as necessidades do cliente mais exigente. Trata-se de um formato de loja de proximidade sustentável, totalmente acessível e adaptado a todos os grupos, que concede grande importância à eficiência energética, a fim de poupar custos e reduzir o impacto ambiental da sua atividade.

Formação com foco no aumento da competitividade

Outra das prioridades à qual a Coviran tem dado especial atenção nos últimos anos, é à formação dos sócios e colaboradores. A atividade da Escola de Comércio de Sintra, intensificou-se nos últimos dois anos, com a maioria dos cursos a serem ministrados via online.

Em 2022, passaram pelas salas de aula centenas de alunos, dos quais 40% eram sócios. As formações foram ministradas na sua maioria, sobre temas relacionados com gestão de empresa, atendimento personalizado, informática, técnicas de marketing, secretariado e seminários promovidos por fornecedores e fabricantes de prestígio.