FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Consumidores entregaram mais de 15 milhões de garrafas

A tutela indica que «esta quantidade de embalagens corresponde a cerca de 416 toneladas de plástico PET, encaminhado para a reciclagem». O projeto-piloto, que teve início a 13 de março de 2020, recolheu uma média de 38 mil embalagens por dia.

garrafas

O Governo recolheu mais de 15 milhões de garrafas de plástico desde março de 2020, data em que se iniciou o projeto-piloto de recolha de embalagens de bebidas em plástico em máquinas automáticas em várias superfícies comerciais.

O Ministério do Ambiente, responsável pela iniciativa, indica que foram atribuídos 662.601 euros em prémios através de talões de desconto em compras ou doados a instituições de solidariedade social. Até ao fim de fevereiro tinham sido distribuídos 510 mil euros aos consumidores portugueses e a instituições.

O Ministério aponta que 68% das embalagens depositadas pelos consumidores portugueses tinham uma capacidade superior a 0,5 litros, que ofereciam um talão de 0,05 euros, aumentando o valor em 2% desde a última atualização em fevereiro.

A tutela indica que «esta quantidade de embalagens corresponde a cerca de 416 toneladas de plástico PET, encaminhado para a reciclagem». O projeto-piloto, que teve início a 13 de março de 2020, recolheu uma média de 38 mil embalagens por dia.

Relembrar que as 23 máquinas automáticas instaladas nas superfícies comerciais em Portugal continental, desde o passado dia 22 de fevereiro e até 15 de setembro, entraram numa nova fase que apenas permite a entrega de donativos a instituições de apoio social, não dispondo de talões para compras até à data de fim.

«Este projeto-piloto foi desenvolvido com o objetivo de produzir ensinamentos para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens em Portugal, que irá contribuir para o cumprimento das metas de recolha seletiva impostas pela Diretiva da União Europeia relativamente aos plásticos de uso único», indica a tutela de Matos Fernandes.

Os estados-membros terão de recolher seletivamente 77% das garrafas de bebidas até 2025 e as empresas terão de incorporar 25% de plástico reciclado nas novas garrafas.

Estão também outros oito projetos-piloto no sistema de reembolso de garrafas de bebidas e latas, apoiadas pelo EEA Grants. Além das 23 máquinas automáticas instaladas pelo Governo, existem outras máquinas instaladas que permitem a colocação de garrafas de plástico, latas e também de garrafas de vidro, embora estas últimas sejam mais raras de encontrar.

FONTE: Jornal Económico