FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Conserva de salmão em escabeche vence 3ª edição do ECOTROPHELIA Portugal

Salmar vai representar Portugal na final europeia, em outubro, na feira internacional ANUGA.

ecotrophelia

Salmar, uma conserva de salmão em escabeche com salicórnia, produto desenvolvido por alunos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, é o grande vencedor do ECOTROPHELIA Portugal 2019.

O galardão foi entregue ontem numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e que reuniu representantes da indústria agroalimentar e das entidades do sistema científico envolvidas na iniciativa.

Em segundo lugar ficou o Delichí, uma bolacha salgada com farinha de tempeh de chícharo, cebola e ervas, que venceu também a distinção Born from Knowledge, atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

A terceira posição foi ocupada pelo InstaTwice, uma reinvenção das tradicionais sobremesas aletria e arroz doce.

O prémio ECOTROPHELIA Portugal, iniciativa dinamizada pela PortugalFoods, promove a ecoinovação, o empreendedorismo e a competitividade, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares inovadores e sustentáveis para o setor agroalimentar.

A edição deste ano envolveu 11 instituições do ensino superior e resultou na criação de 20 produtos, dos quais 10 chegaram à final, sendo avaliados tendo por base critérios como inovação de produto, sustentabilidade, embalagem, propriedades organoléticas e credibilidade de mercado.

De acordo com o Tiago Brandão, diretor de projeto do Super Bock Group, em representação do júri, o grande vencedor destacou-se pelo valor que trouxe a um produto subaproveitado, mas sobretudo pela capacidade da equipa em promover o produto: «tivemos ideias muito inovadoras e com muito potencial, o que levou a que, a certa altura, tivéssemos até um empate entre diversos produtos a concurso, mas a equipa do Salmar acabou por se destacar pela atitude», afirma o jurado.

«Inovação nem sempre significa inventar coisas novas, muitas vezes expressa-se em usar a criatividade para acrescentar valor a algo que estava subvalorizado e este produto é exemplo disso. O Salmar utiliza cabeças de salmão, que não seriam aproveitadas, e dá-lhes uma nova vida, num conceito muito simples, mas muito eficaz. A par disso, a equipa demonstrou muitas competências humanas perante o júri, transmitindo a ideia do projeto na perfeição e reagindo de forma muito assertiva às nossas questões, o que nos fez acreditar ainda mais no produto. Cada vez mais, as soft-skills são essenciais para vencermos em qualquer projeto e o ECOTROPHELIA premeia não só bons produtos e bons modelos de negócios, mas também a capacidade das equipas ‘venderem’ a sua ideia, o que lhes será fundamental para que vinguem no mercado», acrescenta Tiago Brandão.

A equipa do Salmar foi distinguida com um prémio monetário no valor de 2.000 euros e com 7.000 euros em serviços de consultoria, para que possa fazer crescer o projeto.

A Ivity Brand Corp proporcionará consultoria nas áreas da Comunicação e Design (no valor de 3.500 euros), a Market Access em Internacionalização (2.500 euros) e a Patentree sobre Propriedade Intelectual (1.000 euros).

Além dos prémios, a equipa vai representar o país no ECOTROPHELIA Europe, nos dias 6 e 7 de outubro, em Colónia, na Alemanha, no âmbito da ANUGA, feira internacional do setor de alimentos e bebidas, onde estará a concorrer com outros 16 países.

Ao segundo lugar foi concedido um prémio de 1.000 euros e o terceiro lugar arrecadou 500 euros como prémio. Foi ainda atribuída pela ANI a distinção Born from Knowledge – BfK ao projeto Delichí, reconhecendo-o como o melhor projeto “nascido do conhecimento” de base científica e tecnológica.

O programa BfK é promovido pela ANI no âmbito da Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A par das distinções, os estudantes tiveram nesta iniciativa a oportunidade de aplicar as suas competências e talento num projeto concreto orientado para o consumidor e de partilharem a sua visão com os profissionais do agroalimentar.

«O ECOTROPHELIA é um bom exemplo de uma iniciativa capaz de despoletar o caráter empreendedor dos estudantes no setor agroalimentar. Desafiamos os estudantes a desenvolverem produtos de futuro, orientados para a procura de mercado, tendências de consumo e questões de sustentabilidade, sem descurar a componente da viabilidade económica e industrial. Nesta edição, tivemos bons exemplos de produtos que traduzem a ambição do Prémio e que, a nosso entender, têm muitas possibilidades de chegar ao mercado nos próximos anos», refere Carla Teixeira, da PortugalFoods.

A 3ª edição do ECOTROPHELIA Portugal contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e teve o apoio institucional da APCER, ANI – Agência Nacional de Inovação através do BfK Awards, TecMaia e da Câmara Municipal do Porto.

Alguns dos principais players do setor fizeram parte da iniciativa enquanto parceiros, nomeadamente o Grupo Primor, Milaneza, Novarroz, Tété Produtos Lácteos, Vieira de Castro, aos quais se juntaram também a All the Way Travel, CBS – Creative Building Solutions, Market Access, Patentree e SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.