FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Concurso Queijos de Portugal 2018: 22 vencedores e as 44 menções honrosas

A cerimónia de anúncio e entrega dos prémios do 10.º ‘Concurso Queijos de Portugal’, da ANIL - Associação Nacional dos Industriais de Lacticínio, realizou-se ontem, dia 29 de outubro, no âmbito evento ‘Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2018’.

queijos

Dos 208 queijos que estiveram a Concurso, 22 vão passar a envergar o selo ‘Prémio Melhor Queijo 2018 - Concurso Queijos de Portugal’ e 44 foram distinguidos com a ‘Menção Honrosa’.

O número de produtos vencedores coincide com o das categorias, uma vez que a ANIL decidiu, este ano, incluir uma nova categoria: ‘Novos Sabores Frescos’. A lista completa dos premiados está disponível em no site da instituição.

O resultado deste desafio advém de uma análise rigorosa, objectiva e técnica feita por 21 jurados a 208 referências de queijo de produção 100% portuguesa.

O júri foi composto por representantes do setor queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição e dos meios de comunicação social.

Queijaria Guilherme e Queijo Santiago são as grandes vencedores do ‘Concurso Queijos de Portugal 2018’, ao arrecadarem, cada uma, dois ‘Prémio Melhor Queijo 2018’. A Queijaria Guilherme ganhou, para além do melhor ‘Queijo Fresco Atabafado’ e do melhor queijo de ‘Ovelha Cura Prolongada’, uma dupla ‘Menção Honrosa’ na categoria ’Requeijão Ovelha’. A Queijo Saloio venceu este ano – repetindo o louvor dos dois últimos anos, 2016 e 2017 – nas categorias de ‘Mistura Cura Normal’ (Três Igrejas Tradicional Saloio) e ‘Mistura Cura Prolongada’ (Três Igrejas Cura Prolongada Saloio), para além das duas ‘Menções Honrosas’ nas categorias de ‘Requeijão Cabra’ (Requeijão de Cabra Saloio) e ‘Vaca Cura Normal’ (Alvão Tradicional Saloio).

Por sua vez, a Tété II - Produtos Lácteos recebeu o ‘Prémio Melhor Queijo 2018’ na categoria ‘Requeijão Vaca’, assim com quatro ‘Menções Honrosas’ em ‘Queijo Fresco Ovelha’, ‘Queijo Fresco Cabra’, ‘Requeijão Cabra’ e ‘Requeijão Mistura’. A Insulac - Produtos Lácteos Açoreanos também se encontra na mesma posição, já que conquistou o selo de vencedor para o Valformoso Ervas e Alho, na categoria ‘Para Barrar’, na qual recebeu uma das três Menções Honrosas, com ‘Valformoso’, sendo as restantes repartidas pelas categorias ‘Flamengo’ (Navegador) e ‘Vaca Cura Normal’ (Valformoso Natural).

De acordo com a análise feita ao longo desta primeira década, é de salientar o evidente crescimento exponencial. Dos 57 queijos de 27 empresas inscritos em cinco categorias, em 2009, o número aumentou para 208 queijos de 57 empresas divididos por 22 categorias, em 2018. É de acrescentar o registo da nova categoria de ‘Novos Sabores Frescos’.

É, portanto, notório o interesse, por parte dos fabricantes de queijos nacionais, em mostrar a crescente melhoria da qualidade deste produto feito a partir de leite português.

Por outro lado, a aposta na promoção do desenvolvimento da indústria de lacticínios, com vista a melhorar o posicionamento dos queijos portugueses no mercado e, ao mesmo tempo, o reforço do reconhecimento, assim como o conhecimento, em relação a este produto específico junto do consumidor –objectivos defendidos pela ANIL ao longos destes dez anos de ‘Concurso de Queijos de Portugal’ – tem vindo a dar frutos.

Veja a lista dos premiados:

Queijo Fresco Vaca: Lactifeira (Lactifeita Unipessoal)

Queijo Fresco Ovelha: Víctor Fernandes (Víctor Fernandes - Queijaria Artesanal)

Queijo Fresco Cabra: Moser (Tózé dos Queijos)

Queijo Fresco Mistura: Queijaria Licínio (Queijaria da Licínia)

Queijo Fresco Atabafado: Guilherme (Queijaria Guilherme)

Requeijão Vaca: Tété (Tété II - Produtos Lácteos)

Requeijão Ovelha: Queijaria Sapata (Sapta e Filha)

Requeijão Cabra: Queijo Bilores (Bilores - Queijo Artesanal)

Requeijão Mistura: Prado da Sicó (Queijaria Prado da Sicó)

Flamengo: Trevo (Lacticínios Halos)

Vaca Cura Normal: Molhafre (Pronicol - Produtos Lácteos)

Vaca Cura Prolongada: A Queijaria Apimentada (Lacticínios MAF)

Ilha: São Miguel, 9 Meses (Unileite - União Cooperativas Agrícolas de Lacticínios da Ilha de São Miguel)

Ovelha Cura Normal: Flor da Beira Amanteigado Selecção (Queijaria Flor da Beira)

Ovelha Cura Prolongada: Guilherme (Queijaria Guilherme)

Cabra Cura Normal: Cancela Aberta Santiago (Queijos Santiago)

Mistura Cura Normal: Três Igrejas Tradicional Saloio (Queijo Saloio)

Mistura Cura Prolongada: Três Igrejas Cura Prolongada Saloio (Queijo Saloio)

Para Barrar: Valformoso Ervas e Alho (Insulac - Produtos Lácteos Açoreanos)

Novos Sabores Frescos: Herdade da Maia Requeijão de Ovelha com Doce de Abóbora (Sociedade Industrial Herdade da Maia)

Novos Sabores: Nova Açores - Queijo Prato Alho e Salsa (Unileite - União Cooperativas Agrícolas de Lacticínios da Ilha de São Miguel).