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Revista TecnoAlimentar

Como um supermercado pode poupar sendo mais sustentável com novas embalagens

Muitos dos custos que o retail enfrenta nas suas operações diárias decorrem de aspetos tão intangíveis como a gestão de paletes, o picking ou o tempo de reposição. Para tal, a Smurfit Kappa, um dos maiores fabricantes integrados de embalagens à base de papel do mundo, com operações na Europa e na América, lançou um novo acondicionador de tubos que lhe permite alcançar importantes poupanças na sua operação logística e reduzir a sua pegada de carbono, graças ao design à base de papel, mais sustentável do que os seus homólogos de plástico moldado de PET.

Dentro das características inovadoras desta nova embalagem, há que destacar que permite imprimir a marca nas laterais, captando melhor a atenção do consumidor final no ponto de venda e possibilitando a sua exposição, tanto na largura como no comprimento, o que oferece ao retail mais facilidades de colocação no linear. Além disso, só requer uma matriz para o seu fabrico, o que se traduz numa poupança de 35 310 euros em relação aos seus homólogos de plástico que necessitam de moldes dispendiosos. Também poupa espaço no armazém, é montada com rapidez, é válida para várias referências, totalmente reciclada e 100% biodegradável. E sem esquecer a facilidade da reciclagem, o que se repercute no retail num maior retorno económico pela venda deste material e pela maior facilidade na gestão dos resíduos.

Desta forma, e tomando como exemplo a distribuição de 330 000 unidades em relação às de PET de utilização única, este acondicionador de tubos sustentável da Smurfit Kappa permite incluir mais 50% de produto por palete, o que representa menos 87 paletes de embalagens, menos 50% de movimentos e menos dois camiões. Além disso, ao reduzir o tempo de reposição, poupa ao retail 17 920 euros, com um acumulado total de poupanças (entre as da própria embalagem, o molde e o tempo de reposição) de 53 230 euros.

Este acondicionador de tubos sustentável foi desenhado tendo em conta a metodologia SupplySmart, um serviço inovador de valor acrescentado da Smurfit Kappa que utiliza dados de mais de 80 000 cadeias de fornecimento de clientes em mais de 30 países, compilados durante anos pela empresa para levar a otimização da embalagem para uma nova dimensão. O objetivo é avaliar os riscos, entender as oportunidades e melhorar a eficiência das cadeias de fornecimento dos clientes, explorando todas as possibilidades para eliminar problemas, aumentar a eficiência logística, de armazenamento e carga do camião para oferecer rentabilidade e um valor real que chega ao retail.

Jesús Rivas, Director de Inovação e Desenvolvimento de Negócio da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, indica que “a SupplySmart é minuciosa, segura e cooperante, permitindo aos nossos clientes ser mais ágeis, aumentar a eficiência e focar-se na segurança, já que os ajuda a encontrar as melhores oportunidades nas suas cadeias de fornecimento, demostrando que pequenas alterações podem criar um grande impacto positivo no negócio. O objetivo é reduzir custos logísticos, permitindo, como faz o nosso acondicionador de tubos sustentável, melhorar o empilhamento das paletes, reduzir o número de camiões e gerar importantes vantagens ambientais e de custos para os retailers”.

A Smurfit Kappa oferece aos clientes uma visão holística da distribuição do produto e conta com uma equipa especializada que trabalha com retailers de toda a Europa, medindo e quantificando possibilidades de poupança em aspetos como a gestão de paletes, o picking ou a reposição do produto no ponto de venda.