FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Como conseguir que o material de embalagem seja antimicrobiano?

biofilmes-embalagensSegundo uma recente investigação nos EUA, foram encontradas formações de biofilmes de Salmonella, Listeria e E.coli em embalagens de plástico reutilizáveis destinadas a alimentos, biofilmes esses resistentes aos processos habituais de limpeza industrial de embalagens. Perante este tipo de situações é importante contar com rápidos sistemas de deteção de biofilmes e, sobretudo, de métodos, para dotar os materiais de propriedades antimicrobianas.

Recentemente, o Departamento de Ciências dos Alimentos da Universidade de Arkansas (EUA) realizou uma investigação onde afirma que apareceram biofilmes de Salmonella, Listeria e E.coli em embalagens de plástico reutilizáveis que se usam em produtos frescos, carnes e ovos.

Os resultados deste estudo afirmam que os biofilmes encontrados neste tipo de embalagens de plástico reutilizados são resistentes aos desinfetantes comerciais e industriais, e também aos métodos habituais de lavagem como água quente, detergente alcalino, amónio quaternário ou cloro.

Componentes antimicrobianos para melhorar os materiais

No seguimento deste tipo de investigações é importante destacar que cada vez mais fabricantes de materiais estão a incorporar nos seus processos de fabricação componentes antimicrobianos para melhorar os materiais que produzem e evitar a formação de biofilmes.

Os componentes antimicrobianos são aqueles que destroem ou evitam a propagação de microrganismos prejudiciais como bactérias, fungos ou virus. Estes componentes podem ser aplicados em objetos e superfícies, dotando estes materiais de capacidades antimicrobianas, que protegem as superfícies contra a contaminação, a formação de depósitos ou biofilmes e a deterioração causada por microrganismos.

Métodos para verificar as propriedades antimicrobianas dos materiais

O surgimento deste tipo de materiais com propriedades antimicrobianas gerou a necessidade de contar com métodos adequados para verificar estas propriedades. Estes métodos baseiam-se em normas nacionais ou internacionais de reconhecido prestígio como, por exemplo, ISO, ASTM, JIS ou então são métodos desenvolvidos especificamente para avaliar o material (contra microrganismos alvo específicos, simulando a sua aplicação final no mercado, etc).

Ler aqui.