FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Coca-Cola Portugal reduz em 18% o conteúdo de açucar por litro nos últimos três anos

Nos últimos 20 anos, a Coca-Cola em Portugal conseguiu reduzir em 37% o teor total de açúcares por litro do total das vendas das suas bebidas.

Coca-Cola Portugal

Além disso, graças aos desenvolvimentos nas bebidas sem adição de açúcares, sem calorias, e ao apoio que estas tiveram, 29% das vendas durante o ano de 2019 corresponderam a bebidas sem adição de açúcares no total da oferta de bebidas da companhia.

Como exemplo do trabalho realizado, é de salientar que, no âmbito dos processos de reformulação para a redução da adição de açúcar, desde 2014, Fanta Laranja e Fanta Ananás diminuíram o seu teor de açúcar adicionado em 65,4% e 91,2%, respetivamente. Assim, atualmente, todos os sabores da marca Fanta são sem ou de baixas calorias porque têm uma quantidade de açúcares adicionados igual ou inferior a 4,5 g/100 ml e 20 kcal/100 ml, proveniente do total de açúcares.

Outra das principais marcas da companhia, Aquarius, reduziu também a sua percentagem de açúcares totais nos últimos cinco anos na sua variedade Aquarius (de 6,3 g/100 ml em 2014 para 4,4 g/100 ml em 2019, o que representa uma redução de 30,2% no teor total de açúcares) e Aquarius Laranja (de 7,9g/100 ml em 2014 para 4,5 g/100 ml em 2019, o que representa uma redução de 43% no teor total de açúcares).

As vendas da Coca-Cola em Portugal

Em relação ao mercado, quatro em cada dez bebidas do total de vendas da Coca-Cola em Portugal em 2019 foram opções sem ou de baixas calorias. Isto deve-se aos esforços de inovação e reformulação que a companhia está a executar para reduzir ou eliminar o teor de açúcares adicionados nas suas bebidas.

Este valor representa um aumento de 8 pontos percentuais em relação às vendas da companhia em Portugal durante o ano anterior, passando de 34% em 2018 para 42% em 2019. 

Desta forma, a Coca-Cola Portugal pretende ajudar o consumidor a não exceder uma ingestão superior a 10% das calorias provenientes de açúcares livres (açúcar adicionado, xaropes, mel, sumos de fruta), de acordo com o que é elencado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Novas opções de embalagens

A Coca-Cola em Portugal oferece uma ampla gama de bebidas que inclui 107 referências, das quais 29 correspondem a opções sem adição de açúcares, light ou zero. Assim, a companhia oferece aos consumidores uma opção sem adição de açúcares na maioria das suas marcas. Importa ainda ressaltar que Honest (embora todas as suas variedades seja de baixas calorias), uma vez que se encontra na categoria de bebidas biológicas, contêm um reduzido teor de adoçantes biológicos e, portanto, não há opções sem adição de açúcares.

Enquanto empresa total de bebidas, a Coca-Cola em Portugal continua a expandir a sua oferta de bebidas para que cada indivíduo possa escolher a que melhor se adapta em qualquer momento e ocasião.

Além disso, a companhia oferece 17 tamanhos diferentes de embalagens, promovendo a utilização de embalagens pequenas para ajudar os consumidores a controlar o consumo de açúcares.

Outra linha de ação seguida nos últimos anos coloca a tónica na sustentabilidade, oferecendo diferentes soluções de materiais de embalagem adaptadas às necessidades dos consumidores.

Coca-Cola

Coca-Cola