CITAB põe alimentos saudáveis na agenda
O Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) vai promover um webinar sobre o tópico “Healthy Ingredients”, em parceria com a Universidade de Limerick (República da Irlanda), hoje, dia 1 de julho. Este evento online faz parte do ciclo “International Webinar on Trends in Food Science, Technology & Health”, uma iniciativa que marca as comemorações do 15º aniversário do CITAB.
As aplicações, desafios e oportunidades do mel monofloral ou a utilização de produtos naturais na prevenção e tratamento da Covid-19 são alguns dos temas a abordar por um painel internacional composto por palestrantes oriundos do Brasil, China, Irlanda e Portugal.
“Quisemos convidar estes investigadores porque são referência nesta área de investigação a nível internacional, em especial no desenvolvimento de alimentos funcionais e ingredientes bioativos”, revela Ana Barros, diretora do CITAB.
Este é um evento de participação gratuita, mas requer inscrição. Por isso, para participar no “International Webinar on Trends in Food Science, Technology & Health – Healthy Ingredients", o registo deve ser feito através do seguinte link.
"Circular Solutions in Food Systems" foi o tema do primeiro webinar deste ciclo promovido pelo CITAB e nele marcaram presença cerca de 100 participantes, provenientes de mais de 20 países.
“Sabíamos que este ciclo de webinars ia ser muito procurado porque os temas escolhidos são muito atuais e orientados para a comunidade científica. Para além disso, permitem estreitar as relações académicas entre Portugal e Irlanda, países organizadores do evento”, esclarece a responsável.
Este ciclo vai ter continuidade em setembro com o tópico “"Analytical Approaches for Food", um tema dedicado a técnicas analíticas utilizadas para fazer análise de alimentos, como são exemplos a cromatografia ou a espectroscopia.
O CITAB comemora, este ano, o 15º aniversário e é composto, atualmente, por 281 investigadores e bolseiros. Este centro de investigação, instalado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tem 71 projetos nacionais e internacionais em curso e recebeu a classificação de “Muito Bom” na última avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).