FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

CiB realizou workshop para jornalistas sobre edição genética

CiB-Centro de Informação de Biotecnologia dinamizou mais um workshop para jornalistas, desta vez sobre o tema “Edição genética – Que aplicações? Como comunicar?” Esta ação de formação realizou-se na manhã do dia 10 de dezembro, em formato online, e teve como formadores os investigadores Jorge Canhoto e Pedro Fevereiro e o comunicador de ciência David Marçal.

O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia convidou todos os jornalistas, em especial os que trabalham na área da ciência, saúde, nutrição, agricultura e ambiente, a participar no workshop de formação para jornalistas sobre o tema “Edição genética – Que aplicações? Como comunicar?”, que se realizou no dia 10 de dezembro de 2021, em formato online.

A modificação genética das plantas ocorre desde que os seres humanos iniciaram a sua domesticação. Os métodos convencionais de melhoramento, ainda hoje muito utilizados, são essenciais para a obtenção de plantas com novas características. Neste workshop foram abordadas as vantagens e as limitações destes métodos.

Falou-se também da tecnologia que está já a revolucionar a investigação para conhecimento da função dos genomas – a edição genética. Trata-se de uma tecnologia que utiliza ferramentas biológicas e processos celulares para alterar de forma precisa a sequência do DNA de qualquer organismo. Permite gerir os genomas e, portanto, as características dos organismos de que necessitamos para sobreviver e para produzir de forma mais sustentável.Foram ainda apresentadas e discutidas questões sociais e éticas decorrentes da edição genética, numa perspetiva da sua comunicação.

A edição genética é um tema controverso, não obstante os resultados bastante promissores em diferentes áreas de aplicação.

Na medicina, esta tecnologia permite perspetivar a correção de 89% das doenças genéticas humanas conhecidas. Na agricultura, garante uma produção mais sustentável de alimentos e um aumento da eficiência do melhoramento vegetal, o que, atualmente, se afigura da maior importância para fazer face aos efeitos das alterações climáticas e do aumento da população mundial. A edição de genomas é apontada pelos investigadores como uma das chaves cruciais para muitos dos problemas relacionados com a medicina, produção de alimentos e ambiente.

A formação aos jornalistas esteve a cargo de Jorge Canhoto, investigador e Professor na Universidade de Coimbra, de Pedro Fevereiro, investigador e diretor geral do laboratório colaborativo InnovPlantProtect, e David Marçal, comunicador de ciência e Professor convidado na Universidade Nova de Lisboa.

Fonte: Newsletter CiB