FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Cerveja Musa junta-se à Too Good To Go

Agora os mais de 400 mil utilizadores da aplicação de combate ao desperdício alimentar, já podem salvar Cerveja Musa, directamente na aplicação.

Cerveja Musa

A nova parceria da Too Good To Go é boa demais para ser desperdiçada. Agora os mais de 400 mil utilizadores da aplicação (desde que maiores de 18 anos) já podem salvar a cerveja artesanal nascida e criada em Marvila. Pelas mãos dos seus criadores Nuno Melo e Bruno Carrilho que em 2016, com uma visão muito própria para a marca, vieram revolucionar o mercado de cerveja artesanal em Portugal. Uma democratização da cerveja artesanal que desde o início se reflecte claramente no produto que criaram.

Mais do que um produto a Musa representa já um estilo de vida contemporâneo e muito urbano. A cerveja reforça agora o seu lado mais sustentável apostando nesta economia circular colocando à venda na plataforma Too Good To Go o seu excedente.

Um dos principais focos da Too Good To Go em 2020 tem sido, inequivocamente, a aposta na diversidade de estabelecimentos e um maior alcance, no que diz respeito à presença da marca em território nacional.

Esta parceria com a Musa vem tornar mais visível o conceito de transversalidade da aplicação enquanto solução viável e útil em diversos negócios. Até porque o desperdício alimentar é verdadeiramente transversal, independentemente do tipo de cozinha, produto alimentar ou estabelecimento, e a necessidade de o reduzirmos em todas as frentes a principal motivação da actividade da Too Good To Go.

Segundo Bárbara Simões, responsável departamento de marketing e comunicação da Cerveja Musa, «o nosso desperdício são produtos que durante o processo de rotulagem ou enchimento ficam com pequenos defeitos - um rótulo mal colado aqui, uma garrafa mal cheia acolá - ou então cerveja que se está a aproximar do prazo de validade e que por isso não conseguimos vender a supermercados ou restaurantes. Isto porque a janela de tempo com que eles ficavam para vender ao consumidor final começa a ser curta. É difícil vender uma cerveja que ainda tenha 3 meses de validade, por exemplo».

«A Too Good To Go apercebeu-se destas vicissitudes das cadeias de distribuição e disponibiliza uma plataforma que se apresenta como uma solução simples e viável, para este problema que acontece em tantas empresas. Permitindo-nos ser também mais sustentáveis», referiu Bárbara Simões

A Musa já canalizava parte do seu excedente de produção, re-aproveitando o dréche, um subproduto da indústria cervejeira, constituído por resíduos de cereais, como a cevada, o trigo ou a aveia, que é entregue, pela marca, duas vezes por semana a um produtor local, para alimentação de animais.

Segundo Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha, afirmou que «com este tipo de parcerias pretendemos, também, fomentar uma consciência generalizada, para um problema com consequências, também, ambientais, e para a importância da prevenção e redução do desperdício alimentar, nos diversos momentos da cadeia alimentar, desde a produção ao consumo final».

O utilizador da aplicação Too Good To Go pode reservar e adquirir Magic Boxes da Cerveja Musa e recolher nos seguintes pontos de recolha - na Fábrica da Musa (Rua do Açúcar 83, Marvila) e na loja Musa da Bica (Calçada Salvador Correia de Sá 2A, Santos). Horários e dias de recolha em constante actualização na aplicação seguindo as recomendações do Governo.

A redução do desperdício alimentar pode representar um aumento da eficiência e contribuir para uma redução significativa da pegada ambiental de qualquer operação. Para as marcas aderentes, esta é uma oportunidade, não só de escoar produto excedente, em perfeitas condições de consumo, a preços mais acessíveis, evitando assim o desperdício alimentar, como também de assumir um compromisso assente em valores e preocupações de sustentabilidade e consumo consciente.