FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Cerveja e sidra são os temas da Tecnoalimentar 25

Na edição n.º 25 da revista TecnoAlimentar, o dossier principal é dedicado à cerveja e à sidra, focando-se desde a sua produção às novas tendências de consumo.

Tecnoalimentar 25

A origem da cerveja é incerta, mas seguramente tem milhares de anos de existência, provavelmente tantos quantos os da descoberta dos cereais cevada e trigo, sendo que o consumo da mesma remontará aos povos egípcios e sumérios. Terá servido, além de bebida natural para consumo, como produto cosmético e moeda de troca. Hoje em dia o seu consumo é transversal em todo o mundo, e, em 2016, segundo dados da balança alimentar, rondariam os 50,9 litros per capita (litro/habitante/ano).

Portugal encontra-se no top 12 da produção mundial, com 725 milhões litros anuais (INE), tem crescido quer em volume, quer em valor. Esta tendência de crescimento, segundo dados da Nielsen, decorre de uma maior disponibilidade para maior consumo fora de casa. Neste sentido, importará analisar os dados de 2020, e, verificar, se, fruto da situação pandémica vivida em todas as geografias, com a circunstância da população ter estado confinada num significativo período do ano, ainda assim, manter-se-á, ou não, esta tendência de consumo.

Nas páginas deste dossier poderá encontrar informações sobre as novas tendências de consumo e sobre o fabrico da cerveja. O dossier conta com uma entrevista a Tiago Brandão, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do Super Bock Group; um artigo sobre a superação do mercado de cervejas perante as expectativas; uma reportagem sobre a valorização da cerveja e da sidra nos últimos anos em Portugal, que conta com a participação de Francisco Gírio, secretário-geral da Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja; um artigo sobre o impacto do sistema de extração de barril de tara retornável na qualidade microbiológica e organolética da cerveja; um artigo sobre a adequação do processo de filtração em função do estilo de cerveja artesanal – balanço entre a turbidez e a oxidação; a experiência da Gasin no mundo das cervejas e um artigo sobre a Carlsberg ter atingido a meta zero acidentes com robôs colaborativos.

Nesta edição, conte ainda com os seguintes artigos:

- Avaliação microbiológica e identificação de estirpes microbianas de carne da raça Jarmelista

- Fermentação – Estratégia sustentável para o tomate de indústria não valorizado

- Identificação de tipos comerciais de arroz por algoritmos de aprendizagem automática

- A experiência certificada como solução de automação para a indústria alimentar

- ALBIPACK comemora 20 anos

- Porque são os insetos uma nova fonte de alimento? – Parte II

- Revolução digital no mar

Para efetuar a assinatura da revista TecnoAlimentar, clique aqui. 

Veja as últimas edições da TecnoAlimentar aqui.