FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Canadá dirige ajudas aos produtores e industriais do setor do leite

O governo canadiano vai colocar à disposição do setor do leite do seu país, 240 milhões de euros em ajudas, para antecipar-se às consequências do acordo comercial recentemente estabelecido entre a União Europeia e o Canadá.

O orçamento será dividido em duas medidas. Uma delas será o programa de investimento para as explorações leiteiras, com um total de 170 milhões de euros num prazo de cinco anos, destinado para atualizar as tecnologias e o sistema das explorações para melhorar a produtividade mediante a modernização do equipamento, como a adoção de robots de ordenha, sistema de alimentação automática e ferramentas de gestão dos rebanhos.

A outra medida dispõe de 70 milhões de euros, destinados ao programa de investimento para os transformadores de leite.

Este terá quatro anos de duração e será dirigido para melhorar a eficiência e a produtividade, assim como para diversificar os seus produtos para novas oportunidades de mercado.

A associação canadiana de produtores de leite considera que estas ajudas são insuficientes, já que o CETA vai provocar a redução da produção leiteira do Canadá em dois por cento, deixando de produzir 17.700 toneladas de queijo e também gerar perdas de 116 milhões de dólares por ano aos produtores.

Fonte: Agrodigital