FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bombas Certa da MasoSine satisfazem o apetite dos consumidores por superalimentos

As bombas Certa da MasoSine da Watson-Marlow Fluid Technology Group (WMFTG) têm demonstrado, repetidamente, que estão à altura do desafio de transportar alimentos viscosos como o guacamole, um molho ou pasta popular para acompanhar comida mexicana.

Bomba Certa guacamole

Publireportagem

O guacamole não só é espesso, como também contém pedaços sólidos de abacate, mas nenhuma destas características constitui um problema para as bombas senoidais Certa, graças às suas capacidades de manuseamento eficazes e, ao mesmo tempo, suaves.

Acompanhar o ritmo da produção

Qualquer pessoa que tenha acompanhado os hábitos de consumo dos millennials poderá confirmar que os abacates estão, atualmente, entre os superalimentos mais populares. Com efeito, o México exporta todos os anos cerca de 1,7 milhões de toneladas de abacates para os Estados Unidos, a China e a Europa. Uma boa parte do apetite global pelo abacate vem dos apreciadores de guacamole pré-preparado. Frequentemente consumido como aperitivo junto com nachos, a procura por esta saborosa delícia tem vindo a aumentar, e as bombas senoidais Certa da MasoSine estão a permitir aos produtores acompanharem o ritmo dessa procura.

Além de proporcionarem uma elevada capacidade de sucção para manusear produtos viscosos, as bombas Certa oferecem muitas outras vantagens em relação às tecnologias alternativas. Por exemplo, contrariamente às bombas convencionais com rotores que atravessam o fluido, o rotor senoidal da Certa transporta o fluido suavemente pela bomba, o que resulta numa redução drástica do cisalhamento. Além disso, o consumo de energia é reduzido em até 50% ao manusear alimentos altamente viscosos como o guacamole.

Em suma, as vantagens e os níveis de desempenho apresentados pela tecnologia senoidal comprovada da MasoSine incluem a quase ausência de pulsação, excecional viscosidade, simplicidade, fiabilidade, eficiência energética, permutabilidade das peças e o baixo custo de aquisição. Totalmente preparadas para a limpeza CIP, as bombas Certa são capazes de transferir alimentos com viscosidades até 8 milhões de cP, com débitos até 99 000 l/h.

Bombas de primeira eleição

A tecnologia MasoSine Certa é usada em duas fases da produção de guacamole. Numa primeira fase, as bombas transferem polpa de abacate para os misturadores, onde modelos Certa de maiores dimensões são depois usados para transportar o produto até às estações de enchimento. Nesta fase, uma das grandes vantagens das bombas da MasoSine é a sua capacidade de manter a forma e integridade dos pedaços de abacate – e dos pedacinhos de tomate e cebola – que, por vezes, fazem parte da mistura.

A adição destes pedaços de legumes e frutos moles constituiria um problema para a maioria dos tipos de bombas, mas as bombas da MasoSine, graças ao seu baixo cisalhamento e ação suave, mantêm a integridade do abacate e dos outros ingredientes e, mais importante ainda, não afetam negativamente a viscosidade do produto final. O resultado são velocidades de produção muito mais rápidas e, graças ao design intrinsecamente higiénico das bombas Certa, a limpeza do processo é garantida. Os clientes também dão conta de uma redução das necessidades de manutenção e dos tempos de paragem.

Tendo convencido vários produtores de guacamole das vantagens oferecidas pela tecnologia Certa da MasoSine no transporte de polpa de abacate para os misturadores e as máquinas de enchimento, a equipa da Watson-Marlow apresenta agora aos mesmos fabricantes soluções para a fase seguinte do processo – o enchimento de porções individuais do produto.

Saiba mais sobre a tecnologia Certa da MasoSine.