FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Avanço na tecnologia linear: o novo material deslizante da igus proporciona mais liberdade no projeto

Tanto em ambientes industriais como em máquinas de café, é importante reduzir ao máximo o atrito e o desgaste, para maximizar a duração de vida das guias lineares e para reduzir ao máximo a potência de acionamento necessária. A igus, especialista em motion plastics, conseguiu mais um avanço nos plásticos tribológicos: Com o iglidur E3, desenvolveu um novo material deslizante que tem um coeficiente de atrito até 40 por cento melhor, permitindo assim, pela primeira vez, passar a regra clássica de 2:1 para 3:1 aumentando a flexibilidade no projeto de sistemas lineares.

As guias lineares miniatura drylin T oferecem um funcionamento extremamente suave e a nova liberdade no projeto, graças ao material deslizante recentemente desenvolvido, iglidur E3. Dependendo do ponto de acionamento, estes têm um coeficiente de atrito de cerca de 0,16 e atingem assim até 40 por cento menos atrito em comparação com os materiais standard da igus, medido em alumínio anodizado duro, e ainda menos comparativamente com materiais deslizantes disponíveis no mercado. Isto também significa que o movimento manual requer uma força de deslocamento 40% menor. "Este é um passo importante para abranger mais projetos, uma vez que nos permite, pela primeira vez, aumentar a flexibilidade no desenho", diz Stefan Niermann, diretor da unidade de negócio de Sistemas Lineares e Acionamentos da igus.

A regra tradicional 2:1, que se aplica geralmente às guias lineares deslizantes, estabelece que a distância entre a força de acionamento e a guia com os patins fixos não deve ser superior o dobro da distância entre os patins fixos na guia. Caso contrário, uma sequência de movimentos irregulares poderá bloquear o sistema. Quanto maior for a distância entre o acionamento e o elemento deslizante na guia, maior será o desgaste e a força de acionamento necessária. A igus aumentou agora esta regra de projeto para 3:1, para que o acionamento possa estar 50% mais distante sem prejudicar o movimento das guias lineares. Ao mesmo tempo, as forças de acionamento necessárias são reduzidas em 40%, o que significa uma poupança de 40% de potência em aplicações acionadas eletricamente. As guias miniatura drylin T estão disponíveis em três tamanhos (09, 12, e 15) e podem ser utilizadas em aplicações tais como equipamentos laboratoriais e médicos e em mecanismos de montagem.

Está comprovado que deslizam melhor – sem lubrificantes prejudiciais

As guias lineares miniatura com os novos elementos em iglidur E3 oferecem as conhecidas vantagens dos motion plastics da igus. Os lubrificantes sólidos incorporados no plástico de elevada performance asseguram um funcionamento silencioso, uma elevada resistência à sujidade e isenção de manutenção. A eliminação da lubrificação permite, não só reduzir os custos, mas também preservar o ambiente. Com a mistura e o processamento de novos materiais, bem como inúmeros testes no laboratório da igus, aumentou ainda mais os limites de aplicação dos motion plastics e criou uma nova liberdade para projetar sistemas lineares.