FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASAE procede à apreensão de cerca de 10 toneladas de produtos cárneos em dois entrepostos frigoríficos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, através de Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional de Mirandela, duas operações de fiscalização a entrepostos frigoríficos, localizados no distrito de Braga e em Mondim de Basto.

Como resultado das ações procedeu-se à apreensão de 1780 kg de géneros alimentícios de origem animal, no entreposto frigorífico situado no distrito de Braga, por se encontrarem anormais avariados, por falta de requisitos e rastreabilidade, tendo sido submetidos a perícia considerando  880 Kg como “anormais avariados”, pelo facto de apresentarem notória formação de cristais de gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, provocados pela exposição ao frio, sendo que a generalidade tinha ultrapassado a data-limite de consumo.

Verificou-se ainda que o operador económico procedia ao recondicionamento dos produtos sem licenciamento, com alteração das condições de conservação (passagem do estado “fresco/refrigerado” para estado “congelado”) com re-etiquetagem de diversos produtos alterando as datas de limite de consumo, situação que colocava em causa a rastreabilidade e condição dos produtos.

No que se refere ao entreposto situado em Mondim de Basto foram apreendidas cerca de 8 toneladas de produtos de origem animal com suspensão da atividade por falta do número de controlo veterinário e falta de licenciamento.

Foi ainda apreendido diverso material de etiquetagem utilizado para rotular irregularmente os produtos, estimando-se um valor global da apreensão em 58 000 €.