FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASAE instaurou "dez processos-crime por especulação" a mais de uma centena de supermercados

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou, esta quarta-feira, dez processos-crime por especulação e 12 processos de contraordenação por outros casos numa fiscalização a 123 supermercados de média e grande dimensão em todo o país, especialmente na zona Centro e em Lisboa.

"O balanço foi, de uma amostra significativa de 123 operadores fiscalizados pelo país todo, deu como resultados em termos operacionais dez processos-crime por especulação e 12 processos de contraordenação por situações diversas, como controlo meteorológico e outras questões relativamente a fixação de preços", disse à TSF Pedro Portugal Gaspar, inspetor-chefe da ASAE.

Entre os produtos em que foram detetadas irregularidades estão flocos de cereais, azeite e fruta.

"Na matéria especulativa, tivemos dois tipos de situações, que eram as que se procuravam neste tipo de intervenção, que era problemas de desconformidade entre preço de prateleira e preço praticado em caixa, ou seja, um preço publicitado inferior àquele efetivamente pago pelo consumidor. Temos ali um desvio mais acentuado, de 30%, num determinado produto. E, depois, outras situações relativamente a peso, no sentido em que o mais acentuado foi de 17%, qualquer coisa como dois quilos de embalagem, quando o peso efetivo era 1,65 quilos", conta o inspetor-geral da ASAE.

Continue a ler aqui.

Fonte: TSF