FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASAE apreende 35 toneladas de alimentos

(Arquivo) Inspecção da ASAE na Ponte 25 de Abril

Mais de 35 mil quilos de alimentos foram confiscados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) numa mega operação contra a fraude alimentar, que envolveu 47 países, realizada entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, anunciou esta sexta-feira aquela instituição.

Os dados indicaram que as carnes e produtos à base de carne foram os alimentos que revelaram um maior número de infrações, com 19.700 kg apreendidos. A ASAE confiscou ainda 13.400 kg de pescado, 1.200 kg de fruta e 809 kg de produtos lácteos.

As bebidas espirituosas também foram alvo da operação conjunta da Interpol e da Europol (OPSON), tendo sido apreendidos 5.200 litros. Foram ainda confiscados 42 litros de água mineral e 63 de vinho.

As ações de inspeção em vários operadores económicos ao longo de todo o circuito produtivo e comercial decorreram nos últimos dois meses e envolveram 47 países. Os objetivos principais, segundo o comunicado da ASAE, foram “identificar e desmantelar redes de crime organizado envolvidas na produção e/ou comercialização de produtos alimentares objeto de práticas fraudulentas; reforçar a cooperação entre diferentes entidades e sensibilizar os cidadãos para os perigos associados à fraude alimentar, particularmente decorrentes da falsificação de géneros alimentícios”.

Nos balanços da ASAE anunciados sobre o primeiro semestre do ano passado, a autoridade concluiu que o valor dos produtos contrafeitos apreendidos tinha disparado seis vezes mais em comparação com o mesmo período de 2013, tendo apreendido 2,3 milhões de produtos.

Desta vez, a operação baseou-se em infrações no âmbito da segurança alimentar, da legislação do sector, da rotulagem e dos direitos de propriedade industrial, resultando numa apreensão massiva de alimentos e bebidas.

Ler aqui.