ASAE apreende 35 toneladas de alimentos
Mais de 35 mil quilos de alimentos foram confiscados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) numa mega operação contra a fraude alimentar, que envolveu 47 países, realizada entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, anunciou esta sexta-feira aquela instituição.
Os dados indicaram que as carnes e produtos à base de carne foram os alimentos que revelaram um maior número de infrações, com 19.700 kg apreendidos. A ASAE confiscou ainda 13.400 kg de pescado, 1.200 kg de fruta e 809 kg de produtos lácteos.
As bebidas espirituosas também foram alvo da operação conjunta da Interpol e da Europol (OPSON), tendo sido apreendidos 5.200 litros. Foram ainda confiscados 42 litros de água mineral e 63 de vinho.
As ações de inspeção em vários operadores económicos ao longo de todo o circuito produtivo e comercial decorreram nos últimos dois meses e envolveram 47 países. Os objetivos principais, segundo o comunicado da ASAE, foram “identificar e desmantelar redes de crime organizado envolvidas na produção e/ou comercialização de produtos alimentares objeto de práticas fraudulentas; reforçar a cooperação entre diferentes entidades e sensibilizar os cidadãos para os perigos associados à fraude alimentar, particularmente decorrentes da falsificação de géneros alimentícios”.
Nos balanços da ASAE anunciados sobre o primeiro semestre do ano passado, a autoridade concluiu que o valor dos produtos contrafeitos apreendidos tinha disparado seis vezes mais em comparação com o mesmo período de 2013, tendo apreendido 2,3 milhões de produtos.
Desta vez, a operação baseou-se em infrações no âmbito da segurança alimentar, da legislação do sector, da rotulagem e dos direitos de propriedade industrial, resultando numa apreensão massiva de alimentos e bebidas.
Ler aqui.