FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

As 10 principais tendências alimentares para 2021

O Conselho de Tendências da Whole Foods publicou uma lista com as principais tendências da indústria alimentar nos EUA. Este ano, o relatório foi publicado em outubro e antecipa como a indústria alimentar se irá adaptar e inovar na nova realidade pós Covid-19. 

Tendências alimentação 2021

1. Bem-estar

As linhas estão a confundir-se entre os corredores de suplementos nos supermercados e as tradicionais mercearias que já os vendem há muito tempo. Esta tendência vai acelerar em 2021. Tal significa superalimentos, probióticos, caldos e chucrute. Os fornecedores estão a icorporar ingredientes funcionais como vitamina C, cogumelos e adaptógenos para promover um espaço tranquilo na cabeça e apoiar o sistema imunológico. Por razões óbvias, as pessoas querem estes produtos.

2. Pequeno-almoço reforçado diariamente

Com mais pessoas em regime de teletrabalho, a refeição mais importante vai passar a receber a atenção que merece, não só aos fins-de-semana, mas todos os dias. Há toda uma nova linha de produtos inovadores feitos sob medida para pessoas que prestam mais atenção ao que comem pela manhã, como panquecas, picadas de ovo sous vide e até “ovos” feitos de feijão. O conceito de brunch será beneficiado com esta tendência.

3. Básicos excitantes

Com mais tempo para a cozinha, os chefs caseiros procuram novos pratos. Massas, molhos, especiarias - o básico nunca mais será aborrecido. Prepare-se para clássicos reinventados, como massa de palmito, sal defumado com madeira de macieira e sopa vegana “carnuda”.

4. Café para além da chávena

O sabor do café irá estar presente em mais produtos, como por exemplo, em iogurtes, granola e até whiskey.

5. A revolução do grão-de-bico

O relatório prevê que mais alimentos vão surgir à base deste produto. Para além do homus e do falafel, são esperadas bases para pizzas, tortilhas e pastéis.

6. Comida para bebés

Graças a algumas inovações, será possível oferecer produtos alimentares portáteis para bebés bastante saborosos que até os pais vão querer partilhar.

7. Alimentos reciclados

Cascas de banana, cascas de limão, frutas feias, já não são destinados ao lixo.

8. Novos tipos de óleo 

As pessoas estão abertas a experimentar outros produtos nas suas saladas, wraps e sandes. Óleos de noz, de sementes de girassol e de abóbora, são alguns dos que poderemos ver a ser usados.

9. Bebidas à base de Kompucha

A Kompucha é uma bebida fermentada feita a partir do chá preto adoçado que é fermentado por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde, sendo por isso uma bebida com um sabor semelhante com uma cidra espumante de maçã. Esta bebida tem ganho muita popularidade pelos seus benefícios e prevê-se que em 2021 muitas bebidas à base de Konpucha serão lançadas.

10. Jerky de frutas e vegetais

Snacks do género de Jerky, mas de base vegetal, vão ser uma grande tendência e não só junto dos não carnívoros. Vai ser possível encontrar estes snacks com sabores picantes, salgados, gengibre e cacau.